• Carregando...

O Secretário de Habitação de Itajaí (SC), Milton Roberto Pacheco, afirmou nesta segunda-feira (1º) que a prefeitura vai pagar aluguel e, depois, construir casas para as famílias que foram retiradas do bairro Limoeiro. Dezessete famílias foram retiradas do local por uma força-tarefa que mobilizou homens da Defesa Civil, do Exército, do Corpo de Bombeiros e da Promotoria de Justiça. O aluguel será pago para essas famílias porque elas corriam risco de vida, segundo Pacheco. O programa poderá ser estendido a outras família na mesma situação.

"Em um primeiro momento, essas pessoas vão para abrigos. Depois, os próprios moradores devem procurar uma residência para alugar dentro do preço de mercado. Futuramente, a prefeitura vai construir casas na própria comunidade que serão entregues a essas famílias prejudicadas", afirmou Pacheco, durante a ação na área considerada de risco.

De acordo com Pacheco, a única exigência da prefeitura é que a casa de aluguel e o imóvel definitivo não estejam em áreas de risco. De acordo com a Defesa Civil, outras dez residências no bairro serão reavaliadas por técnicos.

"Não temos um bairro mais crítico ou menos crítico. Cada habitação tem sua particularidade. Vamos fazer esse trabalho em todos os locais em que a população corre risco de vida e pretendemos oferecer apoio para esses moradores depois desse período crítico", afirmou Pacheco.

Segundo o secretário, a prefeitura espera que dentro de uma semana os moradores removidos nesta segunda-feira já comecem a procurar imóveis para alugar. Pacheco explica que a verba destinada a ajudar essas pessoas com problemas de habitação será fornecida pela prefeitura.

"Se estiver dentro dos limites comerciais e for um imóvel compatível com aquele que os moradores possuíam, as famílias poderão inclusive mudar de bairro. Depois, quando receberem a moradia, o governo vai preferir que essas pessoas fiquem na comunidade onde já estão inseridas", disse.

Conhece alguém que foi atingido pelas chuvas e precisa de ajuda? Deixe sua história no formulário abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]