Prefeito do Rio, o bispo da Igreja Universal, Marcelo Crivella, pediu o recolhimento de ilustração com beijo gay e cancelou peça em que Jesus é representado por um travesti; mas não houve nenhuma menção à obra que satiriza a Virgem Maria.| Foto: Reprodução
Ouça este conteúdo

Depois de recolher um livro juvenil da Bienal do Livro, em setembro do ano passado, por apresentar, em uma página, uma ilustração de dois personagens masculinos se beijando; vetar a polêmica exposição Queermuseu na cidade e cancelar uma peça teatral em que Jesus Cristo era representado por uma travesti, a prefeitura do Rio de Janeiro, na gestão do bispo licenciado da Igreja Universal Marcelo Crivella, liberou a exposição de uma imagem em que a Virgem Maria é retratada como transexual, com a imagem de um pênis colado na santa.

CARREGANDO :)

Leia também: Privilégio ateu: Juíza usa laicidade do Estado para justificar decisão anticristã

O Centro Cultural Hélio Oiticica, administrado pela prefeitura, está recebendo uma exposição, chamada “Cine Desejo”, que retrata “o universo de cinema pornográfico, corpos livres e pessoas que vivem com HIV”. Uma das obras traz, dentro de um oratório, a imagem que causou polêmica: um quebra-cabeças, com a representação de Nossa Senhora com um seio desnudo e um pênis à mostra. A imagem ainda traz a frase “Deus acima de tudo gozando acima de todos”.

Publicidade

A obra, “Todxs xs santxs – renomeado – #eunãosoudespesa” faz parte de uma série que fala sobre o HIV. O artista, o paulista de 25 anos Órion Lalli é soropositivo e militante da causa LGBTI. Ao jornal O Globo, ele disse que não há nenhum interesse de sua parte em atacar nenhuma religião ou a fé, mas que quis usar as imagens para falar sobre corpos, sexo e HIV. “Quero apenas deixar uma reflexão imagética sobre ícones, falar dessas imagens que povoam e atravessam o nosso imaginário e que de certa forma moldam a nossa maneira de pensar”, disse.

Dois deputados estaduais do Rio, Capitão Paulo Teixeira (Republicanos) e Márcio Gualberto (PSL) enviaram ofício a Crivella pedindo a retirada da peça da casa de cultura da prefeitura, mas ainda não obtiveram resposta. Na última quinta-feira (20), representantes da Secretaria Municipal de Cultura visitaram a exposição e alteraram a classificação etária da mostra, de 10 para 16 anos.

“Mais uma vez, estamos diante de um dilema: o cristianismo é escarnecido e eles se escoram na liberdade de expressão. Pergunto se a liberdade de expressão não tem limite. Estamos abrindo brecha para outras aberrações”, disse, Gualberto, à Gazeta. Ele disse não querer acreditar que a crença de Crivella, pelo fato de evangélicos não cultuarem imagens, tenha relação com a postura adotada pela prefeitura neste caso. “Aí sairíamos do campo de uma simples indignação e entraríamos no campo da ideologia. Ainda que o prefeito seja ligado a uma determinada igreja, que critique o uso de imagens, aquela imagem representa a mãe de Jesus. É a mãe de Jesus que está sendo atacada. Você colocar Nossa Senhora com um pênis é uma ofensa gratuita, muito desnecessária, não é arte, é um ataque ao cristianismo”.

Lembrando que se posicionou em defesa dos terreiros de umbanda que foram alvo de ataques no ano passado, no Rio de Janeiro, “deixando a questão doutrinal de lado, para defender essas pessoas e sua liberdade religiosa”, o deputado informou estar entrando, em conjunto com a deputada federal Chris Tonietto (PSL-RJ), com notícia crime na Polícia Civil e no Ministério Público. “Não está em jogo questão doutrinal, mas um fato de interesse de toda a sociedade. Você não pode ser atacado por ser cristão e nem ter sua fé atacada”, conclui.