Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
curitiba

Prefeitura nega ter autorizado corte de árvores em bosque no Batel

Município alega que licença ambiental do shopping Pátio Batel não contempla o bosque da Casa Gomm, tombada como patrimônio histórico

 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
(Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

A prefeitura de Curitiba nega ter autorizado o corte de árvores no bosque da Casa Gomm, no Batel, para a construção de uma via nos fundos do shopping Pátio Batel. Em nota, a prefeitura afirma que a licença ambiental de instalação prevê o alargamento da rua Hermes Fontes somente no trecho entre a rua Desembargador Costa Carvalho e a entrada do shopping, atualmente em fase final construção. O projeto não atingiria o bosque que margeia a Casa Gomm, residência centenária tombada pelo Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Cepha).

A prefeitura afirma que, quando o empreendimento foi autorizado, em 2004, constava do projeto uma saída do shopping pelos fundos destinada a pedestres e veículos de emergência. Porém, durante as obras, a área construída foi ampliada de 110 mil metros para 138 mil metros, o que exigiu a definição de novas obras viárias. Dentre elas, o adensamento do bosque com o plantio de novas espécies.

Na quarta-feira, a Gazeta do Povo noticiou que o Grupo Soifer, responsável pelo empreendimento, vai realizar obras viárias para melhor o fluxo de trânsito no entorno do shopping, ainda sem previsão de inauguração. Uma delas é a ligação entre as ruas Hermes Fontes e Bruno Filgueira, margeando o bosque. Algumas árvores, porém, terão de ser retiradas. As obras fazem parte de um termo de ajustamento de conduta assinado pelos empresários responsáveis pelo novo shopping.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.