• Carregando...

Os bebês prematuros precisam de cuidados especiais quando o assunto é visão. A oftalmologista pediátrica Ana Teresa Moreira, do Hospital de Olhos, explica que a respiração artificial utilizada nas incubadoras pode ocasionar problemas de visão nos bebês. O prematuro pode necessitar de oxigênio por um período prolongado e em concentrações elevadas, principalmente se o parto ocorrer antes do sétimo mês de gestação ou se a criança apresentar baixo peso.

Segundo Ana Teresa, esse gás pode ter um efeito tóxico sobre os vasos sanguíneos da retina e causar deficiência visual de graus variados. "Os pais devem solicitar o acompanhamento da irrigação sanguínea da retina ainda na UTI. Devido ao crescimento desordenado dos vasos sanguíneos na região, os bebês prematuros também podem sofrer um deslocamento da retina, ocasionando, em certos casos, a cegueira bilateral", explica.

Ana Teresa explica que em crianças nascidas com noves meses de gestação, o preenchimento total dos vasos sangüíneos na retina se dá normalmente ainda no primeiro mês de vida. Já nos prematuros a quantidade de vasos ainda é muito pequena, sendo necessário às vezes uma cirurgia de emergência. O prematuro irá necessitar revisões oftalmológicas de rotina até o desenvolvimento total da visão. (CV)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]