Um grupo de jovens acusado de ser responsável por vários roubos a residências de luxo em Curitiba e região metropolitana foi desmantelado na manhã desta segunda-feira (9). Foram presas dez pessoas e apreendidos quatro adolescentes. Oito deles foram detidos em uma festa rave, entre sábado (7) e domingo (8), na região da capital.

CARREGANDO :)

A suposta quadrilha é acusada de ter matado o médico neurocirurgião Carboni Júnior, 54 anos, no bairro Mossunguê, durante o assalto a casa da vítima, em fevereiro deste ano.

De acordo com a polícia, além dos roubos, o grupo traficava drogas, vendendo para pequenos traficantes e para usuários diretos. "Foram quatro meses de investigação. O carro chefe da quadrilha era o roubo a residência, mas estavam envolvidos com outros crimes", afirmou o delegado titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR), Francisco Caricati.

Publicidade

Os acusados ainda são suspeitos de terem assaltado as casas de um desembargador, um juiz federal, um delegado de polícia civil e um promotor de justiça. Segundo Caricati, eles devem ser autuados por roubo, formação de quadrilha, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A polícia cumpriu durante toda fase de investigação e na operação de hoje 50 mandados de busca. Foram expedidos 17 mandados de prisão preventiva. A equipe da DFR ainda está atrás de três adolescentes.

Todos os suspeitos presos nesta segunda-feira negam as acusações da polícia.

Violência

O delegado ainda conta que o grupo agia com muita violência durante os assaltos. Há registros de que os criminosos mantinham as vítimas por mais de uma hora dentro das residências com agressões físicas e verbais. Em um dos casos, o delegado de polícia que foi vítima do grupo recebeu várias coronhadas na cabeça, mas acabou conseguindo reagir ao assalto.

Publicidade

Na época, os suspeitos fugiram. "Eles buscavam joias, roupas de grife e bolsas femininas caras, além de moeda estrangeira", explica Caricati.

Modus operandi

Segundo a polícia, o grupo mantinha um esquema muito organizado para cometer os assaltos. Primeiro, era articulada as rondas em bairros de alto padrão.

Identificada a região, eles ficavam de plantão para conhecer a rotina das próximas vítimas. Muitas vezes, de acordo com o delegado, usavam prestadores de serviço disfarçados para conhecer o dia a dia das famílias. Depois de descobrir como as vítimas viviam, os criminosos faziam a abordagem na entrada das casas.

Veja também
  • Três homens são presos após tentativa de assalto na CIC
Publicidade