• Carregando...

O tamanduaí (Cyclopes didactylus) é o menor dos tamanduás e também o menos conhecido do mundo. Um dos primeiros estudos com o animal está levantando a sua ocorrência e distribuição na Reserva Bioló­gica Rio Trombetas, no município de Oriximiná, no Pará, em meio à Amazônia. O projeto é realizado pelo Insti­tuto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil (Projeto Tamanduá), com apoio da Fun­dação O Boticário de Proteção à Natureza.

A distribuição original da espécie abrange as florestas tropicais do Centro e Sul da América, em regiões abaixo de 1,5 mil metros de altitude. No Brasil, há registros da espécie nos estados do Norte (região ama­zônica) e também alguns esporádicos no Nordeste (Per­nambuco, Ser­gipe, Alagoas, Piauí e Maranhão).

Os pesquisadores do Projeto Tamanduá estão gerando conhecimento sobre a ecologia, saúde e genética do tamanduaí. Encontrar os animais para levantar essas informações não é uma tarefa fácil, pois eles têm hábitos noturnos e são muito pequenos – pesam apenas cerca de 300 gramas.

Outros objetivos do projeto são divulgar a ocorrência da espécie na região da Reserva Biológica Rio Trombetas e promover o envolvimento da comunidade local com a conservação do animal.

Serviço:

Para saber mais sobre o Projeto Tamanduá, acesse www.tamandua.org.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]