• Carregando...

A briga entre o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), e o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), virou caso de polícia nesta sexta-feira. O juiz Humberto Gonçalves Brito expediu mandado de busca e apreensão favorável ao prefeito, ordenando que os panfletos produzidos pelo PMDB contra ele fossem recolhidos na sede estadual do partido.

O presidente municipal do PMDB, Doático Santos, que também é o assessor especial do governo do estado para Assuntos de Curitiba, proibiu o acesso do oficial de Justiça ao local onde poderia estar o material a ser apreendido e mandou chamar a polícia. "O oficial de Justiça chegou com jagunços da prefeitura cometendo uma agressão ao partido", disse Doático.

Disputa

A tentativa de apreensão do material foi mais um episódio na disputa entre o governador e o prefeito, que vem se arrastando desde a última terça-feira, quando Requião fez uma denúncia contra Beto Richa e seu irmão.

Nos panfletos produzidos pelo PMDB, segundo o juiz, haveria dizeres ofensivos. O título era "Beto Richa imoral e canalha defende a corrupção do irmão" e o texto trazia trechos como "menino mimado e malcriado". Humberto Brito afirmou que deferiu o mandado porque o material feria a "integridade moral" do prefeito.

O advogado de Beto Richa, Jorge Piotto, no entanto, não conseguiu fazer cumprir o mandado. A alegação dos peemedebistas para impedir a continuidade da busca foi de que o oficial de Justiça já teria verificado o local e não tinha encontrado nada.

Segundo os defensores de Richa, a polícia se recusou a fazer cumprir a determinação, mesmo com o oficial dizendo que não havia terminado a verificação. Segundo assessores do prefeito, o juiz estipulou ainda uma multa diária de R$ 5 mil caso o PMDB continuasse a distribuir o panfleto.

Doático Santos concedeu entrevista coletiva neste sábado, às 11 horas, para esclarecer a situação. Na entrevista o presidente do PMDB municipal reafirmou que o partido continuará a distribuição dos panfletos. "O PMDB não concorda com este 'bon vivemt' autoritário. Defendemos a livre expressão partidária. O PMDB vai direto ao ponto", frisou.

O pessoal do PMDB prometeu distribuir o panfleto durante todo o carnaval à população de Curitiba, tanto nas praças públicas quanto indo de casa em casa. Já os assessores de Beto Richa apostam na multa estipulada para que haja a suspensão da distribuição.

Clique nos links abaixo e entenda o caso:

Requião acusa na escolinha e Richa responde em carta Governo do PR rebate prefeito e reafirma suspeitasEmpresário contesta Requião sobre acusação de desvio de verbaEm carta aberta, Scalco diz que Requião está no lugar erradoDeputados pedem instalação de CPI para apurar denúncia de Requião que originou briga com RichaAcusado por Requião, irmão de Richa diz que repasse dos R$ 10 milhões foi autorizado pelo atual chefe da Casa CivilIatauro nega que tenha aprovado pagamento a empreiteira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]