• Carregando...

Brasília (AE) – Para que esclareça os 161 telefonemas que trocou com os principais envolvidos no "mensalão", a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos reconvocará para depor o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio a Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto. O presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse que o requerimento para que Okamotto compareça, novamente, à comissão será votado na próxima semana.

Ele foi ouvido no fim de novembro, mas as explicações sobre o fato de ter quitado uma dívida de R$ 29.400.000 do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o PT não convenceram os senadores.

Para Morais, a ligação de Okamotto com o ex-secretário nacional de Finanças e Planejamento do partido Delúbio Soares, com o publicitário Duda Mendonça e outros investigados comprovam que a CPI está no caminho certo ao suspeitar da origem do dinheiro usado na quitação da dívida de Lula. O presidente da CPI dos Bingos prevê que as informações serão levadas em conta no Supremo Tribunal Federal (STF), caso o presidente do Sebrae recorra, novamente, para brecar as investigações de que é alvo.

Morais defende uma "adequação" no período da abertura das contas do presidente do órgão para atender à "delimitação temporal", sugerida pelo ministro Cézar Peluso, do STF, que preservou os sigilos de Delúbio.

Peluso justifica que, sem isso, Okamotto seria alvo de uma "devassa ampla, inútil, impertinente e inconcebível". O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) disse que não acreditou nas explicações do presidente do Sebrae, quando disse ter pago a dívida à revelia do presidente e em dinheiro vivo. "Ele (Okamotto) falou que retirou o dinheiro do banco; eu acho que ele mentiu, mas podemos restringir o fim do sigilo ao período em que isto aconteceu", afirma.

No entender do senador Romeu Tuma (PFL-SP), as informações "mostram, claramente, a ligação entre Okamotto e os acusados do ‘mensalão’". Tuma afirma acreditar que caberia agora ao presidente do Sebrae pedir para dar a versão sobre essa ligação na CPI. "Ele deveria oferecer-se para depor", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]