A Polícia Militar prendeu na manhã de ontem nove pessoas acusadas de participar da invasão do Fórum de Piraquara na semana passada – em função do recesso forense, não se sabe ainda a data exata do crime, se foi na quinta ou sexta-feira. O prédio estava fechado desde quinta-feira devido às festas natalinas e o arrombamento só foi percebido na segunda-feira. Foram recuperadas 56 armas de fogo – ainda não foi contabilizado o total de unidades levadas na ação.

CARREGANDO :)

Policiais militares do 17.º Batalhão fizeram buscas em duas casas de Piraquara. Foram presos Marcos Aurélio Mendes de Oliveira, 18 anos, que teria conhecimento do crime e tentou fugir ao perceber a presença do policiais no cumprimento dos mandados de busca em um dos endereços; Laertes da Silva Santos, 34, que teria recebido algumas armas furtadas de um dos adolescentes apreendidos; Paola Tobias, 20, acusada de ter participado do crime dando cobertura aos ladrões; e Jefferson Cristiano Severo, 22, suspeito de envolvimento.

Foram presos também Rafael Gomes Jez, 19, pela receptação de dez das armas levadas do fórum; Cézar de Lara, 23, pela receptação de cinco das armas furtadas e Luís Carlos Barros Macedo, 22, que estava com duas armas. Além deles foram detidos outros dois adolescentes, ambos de 17 anos.

Publicidade

Segundo o tenente Cleverson Machado, que comendou a operação, o grupo teria furtado as armas com o objetivo de revendê-las posteriormente. Todos são moradores de Piraquara e o único que tem passagem pela polícia é Luiz Carlos Barros de Macedo, conhecido como Dinho, que já teria cometido um homicídio. A polícia ainda procura os dois acusados de terem entrado no fórum, E. R., 17 anos, e Ramon Tobias, 23. "O advogado deles já entrou em contato e promete a apresentação de ambos para amanhã (hoje)", disse o tenente.

De acordo com o superintendente da delegacia de Piraquara, Dionísio Soccol, os invasores entraram por uma porta de vidro, que não tinha sinais de arrombamento, passaram por uma porta de madeira e arrombaram, com a ajuda de um pé-de-cabra, uma porta de ferro.