• Carregando...

Um homem de 23 anos morreu, na manhã desta terça-feira (30), em uma cela da carceragem do 12º Distrito Policial (DP), no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Maikon Pereira Alves da Silva tinha 24 anos e havia sido preso no dia 16 de novembro, depois de tentar furtar o carro de um policial da Rondas Ostensivas de Natureza Especiais (Rone), que estava de folga.

De acordo com o superintendente do 12º DP, Manoel Mendes, Silva teve convulsões por volta das 7h45 desta terça. Avisados por presos que dividiam a cela com a vítima, policiais que estavam de plantão acionaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), mas Silva morreu antes da chegada dos socorristas.

A delegacia informou que na segunda-feira (29), um médico esteve na carceragem atendendo os presos e Silva não manifestou qualquer sintoma que inspirasse cuidados. "Em princípio, trata-se de um caso de morte natural, mas só o laudo do Instituto Médico-Legal (IML) pode apontar o que ocorreu", disse o superintendente.

Silva dividia a cela com outros 29 presos, em um espaço projetado para abrigar quatro pessoas. A carceragem do 12º DP tem capacidade para 28 homens, mas 171 pessoas se encontram presas naquela cadeia.

A morte do preso alerta, mais uma vez, para a saturação do sistema de detenção provisória. De acordo com a vice-presidente da comissão de defesa dos direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Isabel Kugler Mendes, o grupo vai promover, ainda nesta semana, uma vistoria na carceragem do 12º DP.

Na semana passada, a Gazeta do Povo mostrou que a cadeia de São José dos Pinhais também foi interditada. As carceragens de outros quatro distritos policiais da capital também estão interditados judicialmente. A comissão aponta que o sistema de detenção provisória do Paraná está em cheque.

Outro casoNa madrugada desta terça-feira, outro preso morreu em Curitiba. Douglas Pereira de Souza, de 23 anos, estava internado no Complexo Médico Penal do Paraná. Ele havia sido preso no dia 5 de agosto por roubo.

Em setembro, ele foi transferido do 1º DP para o 12º Distrito. Em seguida, o preso foi encaminhado ao Centro de Triagem-II, em Piraquara, região metropolitana. No dia 25 de novembro, Souza foi removido ao Centro de Observação Criminológica e Triagem, onde permaneceu detido até ser internado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]