• Carregando...
Detentos de Campo Mourão: lavando viatura sem conhecimento do delegado | Dirceu Portugal/Gazeta do Povo
Detentos de Campo Mourão: lavando viatura sem conhecimento do delegado| Foto: Dirceu Portugal/Gazeta do Povo

Campo Mourão - Dois detentos da delegacia de Campo Mourão, com um terço da pena cumprida, que auxiliam com trabalhos na cozinha, na passagem de comida aos presos e na limpeza de galerias, também estão ajudando na limpeza de carros da polícia. A atividade, sem o conhecimento do delegado, foi flagrada na tarde de ontem no pátio da delegacia.

"O trabalho dos presos com bom comportamento faz parte do programa de remissão de pena, que prevê para cada três dias de trabalho, um dia a menos na condenação. A atividade se restringe à carceragem e à cozinha", ressalta o delegado Haroldo Vergueiro Davison. Segundo ele, todo o trabalho está previsto na Lei de Execuções Penais e é autorizado pelo Judiciário. "Quando um dos dois é selecionado para atividades no pátio, o policial da guarita faz a segurança." Já em relação à limpeza das viaturas, Davison foi taxativo: "Eles não desenvolvem essa atividade".

Mas, segundo o superintendente Mauro Machado, a falta de policiais e a ociosidade dos detentos colaboraram para o pedido de lavagem do veículo aos detentos. "Além de não poder deixar a viatura parada no posto, não tinha policial disponível para o deslocamento e os presos estavam sem atividades", justificou. Conforme ele, dos dois detentos com atividades na carceragem da delegacia, um cumpre pena por tráfico de drogas e outro por receptação.

Em 2007, um preso que prestava serviços na cozinha e na carceragem escapou em uma fuga cinematográfica. Com a ajuda de outro detento, ele foi colocado em um tambor, misturado ao lixo e levado para fora da delegacia. Ele escapou sem ser percebido por policiais de plantão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]