Detentos de Campo Mourão: lavando viatura sem conhecimento do delegado| Foto: Dirceu Portugal/Gazeta do Povo

Campo Mourão - Dois detentos da delegacia de Campo Mourão, com um terço da pena cumprida, que auxiliam com trabalhos na cozinha, na passagem de comida aos presos e na limpeza de galerias, também estão ajudando na limpeza de carros da polícia. A atividade, sem o conhecimento do delegado, foi flagrada na tarde de ontem no pátio da delegacia.

CARREGANDO :)

"O trabalho dos presos com bom comportamento faz parte do programa de remissão de pena, que prevê para cada três dias de trabalho, um dia a menos na condenação. A atividade se restringe à carceragem e à cozinha", ressalta o delegado Haroldo Vergueiro Davison. Segundo ele, todo o trabalho está previsto na Lei de Execuções Penais e é autorizado pelo Judiciário. "Quando um dos dois é selecionado para atividades no pátio, o policial da guarita faz a segurança." Já em relação à limpeza das viaturas, Davison foi taxativo: "Eles não desenvolvem essa atividade".

Mas, segundo o superintendente Mauro Machado, a falta de policiais e a ociosidade dos detentos colaboraram para o pedido de lavagem do veículo aos detentos. "Além de não poder deixar a viatura parada no posto, não tinha policial disponível para o deslocamento e os presos estavam sem atividades", justificou. Conforme ele, dos dois detentos com atividades na carceragem da delegacia, um cumpre pena por tráfico de drogas e outro por receptação.

Publicidade

Em 2007, um preso que prestava serviços na cozinha e na carceragem escapou em uma fuga cinematográfica. Com a ajuda de outro detento, ele foi colocado em um tambor, misturado ao lixo e levado para fora da delegacia. Ele escapou sem ser percebido por policiais de plantão.