• Carregando...
Veja que número de pretos e pardos dobrou entre ricos em 10 anos |
Veja que número de pretos e pardos dobrou entre ricos em 10 anos| Foto:

Rio de Janeiro - Os brasileiros que se autodeclaram pretos ou pardos continuam sendo minoria no seleto grupo dos 1% mais ricos do país. Mas a Síntese de Indicadores Sociais registra que, em dez anos, houve aumento de 8% para 15% na proporção dos que, dentro dessa elite econômica, identificaram-se como pretos ou pardos. Tal faixa de renda tinha, em 2008, 1,8 milhão de pessoas cuja renda familiar per capita média era de R$ 7.259. Ninguém com rendimento per capita inferior a R$ 4,4 mil estava nesse seleto grupo. O pequeno avanço na distribuição da riqueza, no entanto, não aconteceu quando se analisam apenas os dados de pobreza.

Para Ana Lúcia Sabóia, coordenadora da pesquisa, é preciso considerar que, como é o próprio entrevistado que diz ao pesquisador qual é sua cor ou raça, esse aumento de pretos e pardos na elite pode estar refletindo também o fato de mais brasileiros entre os mais ricos estarem se identificando assim. Para o sociólogo Simon Schwar­­tzman, ex-presidente do IBGE, o mais provável é que o aumento nos autodeclarados pretos e pardos entre os 1% mais ricos seja mesmo resultado de maior mobilidade social.

A desigualdade no acesso à educação, mostrada pelo IBGE, acaba se refletindo também na desigualdade de rendimentos, mais evidente na base da pirâmide educacional (brancos com até 4.ª série ganham 33% mais que pretos e pardos com mesma escolaridade), já que, entre os que têm curso superior, a carreira e instituição também influenciam no rendimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]