• Carregando...
Glades Cavalcante optou pelos Florais de Bach para buscar equilíbrio emocional | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Glades Cavalcante optou pelos Florais de Bach para buscar equilíbrio emocional| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

Alternativas para o estresse

Atividade física, exercícios de respiração, acupuntura e homeopatia também podem ajudar a manter o equilíbrio emocional. Confira abaixo algumas dicas de como essas práticas podem ajudar a combater a depressão e o estresse do dia a dia.

Leia a matéria completa

Uma consulta rápida, pouca conversa e uma receita de antidepressivo ou ansiolítico. Essa é uma situação comum nos consultórios hoje em dia. Para tratar depressão, ansiedade, instabilidade emocional e até mesmo tensão pré-menstrual, o remédio parece sempre ser o caminho mais fácil. Um estudo feito pela Universidade de Colum­bia, nos Estados Unidos, com base na análise de 13 mil consultas psiquiátricas, revela que a prescrição de medicamentos psicotrópicos aumentou de 43% para 60% entre os anos de 1996 e 2006.

Segundo a Organização Mun­­dial da Saúde, os antidepressivos são a quarta classe mais vendida de medicamentos no mundo, perdendo apenas para os anti-inflamatórios, analgésicos e contraceptivos. No Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a venda de antidepressivos cresceu 48% em cinco anos.

No entanto, há quem defenda que muitos dos casos que estão sendo tratados com antidepressivos poderiam ser prevenidos por meio da adoção de práticas saudáveis ou até mesmo com as chamadas terapias alternativas. Depois de passar dois anos em tratamento com antidepressivos sem conseguir resultados satisfatórios, Glades Peres Cavalcante, de 58 anos, decidiu tentar algo diferente e conseguiu melhorar. " Passei a fazer terapia junto com o uso de florais e foi o que me fez bem, porque consegui me equilibrar de novo", conta. No entanto, a melhora foi gradual. "Tem de ter paciência, eu fiquei em tratamento por cinco anos, não é nada imediato. Mas hoje estou bem, não tomo mais nada e perdi a ansiedade, o nervosismo e a irritação que tinha antes. Durmo bem, me sinto disposta e aproveito a vida".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]