• Carregando...
Caminhões transportando madeira de forma ilegal foram apreendidos | Divulgação/Ibama-GO
Caminhões transportando madeira de forma ilegal foram apreendidos| Foto: Divulgação/Ibama-GO

Entre os dias 8 e 13 de agosto de 2011, os policiais dos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Porangatu e Uruaçu, em Goiás, abordaram seis caminhões transportando pela BR-153, de forma ilegal, madeiras da Amazônia, no Pará.

Em atividade de rotina, os policiais suspeitaram do volume transportado em relação ao que constava nos documentos de origem florestal apresentados pelos motoristas de cinco caminhões.

Equipes de agentes ambientais federais, do Escritório Regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Uruaçu-GO, se deslocaram aos postos para a realização da medição da carga e constataram irregularidade em todos eles.

Um dos veículos trazia madeira serrada com mais de 10 metros cúbicos além do que a autorização permitia. O segundo trazia mais de 20 estéreos do que constava na autorização. O terceiro caminhão transportava 37,80 metros cúbicos, o quarto caminhão 29,76 metros cúbicos e, o quinto, 15 metros cúbicos. Todos estavam em desacordo com as licenças.

No último veículo vistoriado, a madeira estava escondida em caixas plásticas de verduras. O sexto veículo era um caminhão caçamba de médio porte, que transportava 14 estéreos de lenha sem documento de origem florestal. A lenha era proveniente do Tocantins, composta de essências de espécies do Cerrado.

Foram lavrados seis Autos de Infração - somando um total superior a R$ 45 mil - e realizada a apreensão de todos os veículos e carretas.

Alerta

O Ibama e a PRF alertam os proprietários de caminhões e motoristas no que se refere ao transporte de madeira, a fim de evitar a apreensão da carga, dos veículos e trazer transtornos aos motoristas.

Todo o transporte de madeira deve estar amparado por um documento de origem florestal (DOF ou Guia Florestal do estado de origem) válido e a carga transportada deve respeitar esta documentação: tanto no que se refere ao volume quanto às espécies transportadas. No caso de irregularidade, a apreensão e a multa são feitas considerando toda a carga e o veículo envolvido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]