• Carregando...

A Polícia Rodoviária Federal estima que 140 mil veículos devam circular pela BR-376 entre a noite de ontem e as 24 horas de segunda-feira, quando termina a Operação Dia do Trabalho 2006. Ao contrário do último feriado, a PRF espera um movimento maior nas estradas, considerando a proximidade do pagamento de salários. A expectativa é de que o pico do movimento seja registrado hoje, no período das 8 às 15 horas, com uma média de 3 mil carros por hora.

Já na BR-277, que liga Curitiba às praias do Paraná, a Ecovia, concessionária que administra a rodovia, prevê um movimento moderado. A previsão é de que 40 mil veículos passem pelas praças de pedágios nos dois sentidos da via até segunda-feira. O maior fluxo de veículos também deve ser hoje, entre 10 e 12 horas, quando cerca de 800 carros devem deixar a capital rumo ao litoral.

Programação

Para quem vai ficar em Curitiba, uma série de eventos religiosos estão programados para o feriado. No bairro Barreirinha será realizada a tradicional Romaria dos Trabalhadores. A concentração começa às 9 horas, em frente à igreja Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani. Depois os fiéis seguem em procissão até o terminal de ônibus do bairro. A previsão do padre Leocádio Zytkowski, é de que a 16.º edição do evento, que tem como tema o desemprego, reúna 5 mil pessoas.

Em outras três paróquias da capital, que levam o nome de São José, tido como padroeiro dos trabalhadores, a programação também é especial. Amanhã, na paróquia São José Operário, no Alto Boqueirão, os fiéis concluem o tríduo realizado em homenagem ao santo. No almoço haverá churrasco e às 14 horas começa o bingo. Esta mesma programação ocorre na Paróquia São José Trabalhador, no bairro Campina do Siqueira. Às 9 horas haverá procissão e às 10 horas uma missa solene. No dia primeiro, na paróquia São José das Famílias, os fiéis dão início à trezena, que vai até o dia 13, data em que se homenageia Nossa Senhora de Fátima. As rezas serão todos os dias às 20 horas e logo depois haverá feiras gastronômicas.

Anhangava

Em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, a Missa da Paz, realizada no Dia do Trabalho pela Paróquia São Sebastião, mais uma vez vai acontecer no pé do Morro Anhangava. Desde a década de 40, a celebração acontecia no cume do morro. Por se tratar de uma área de preservação permanente, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) decidiu proibir a subida pela segunda vez. A missa será celebrada às 10 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]