• Carregando...

A Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná, conseguiu, no início desta semana, recuperar o centésimo carro roubado ou furtado em 2006. O paraguaio Juan Carlos Gonzáles Samudio foi preso pelos policiais na Ponte da Amizade quando tentava atravessar do Brasil para o Paraguai dirigindo um automóvel Space Fox (ANW-9394) roubado no país.

Com esta apreensão, realizada no dia 22, a PRF chegou a marca de 100 veículos recuperados. "A Polícia nunca pode se sentir satisfeita, afinal quem tem que ter esse sentimento é a sociedade. Mas estamos apreendendo um número razoável de carros roubados e acredito que nosso trabalho está sendo desenvolvido com produtividade. É um combate intenso contra esse crime que gera um prejuízo social e econômico muito grande ao país", explicou o inspetor chefe da Delegacia da PRF de Foz, Antônio Marcos Bassani.

Cento e oito pessoas já foram presas neste ano, sendo que três delas eram reincidentes nos crimes. "Nós apreendemos o carro e encaminhamos os condutores para as delegacias locais. Quando são soltos, por bons antecedentes ou por serem réus primários, alguns voltam a cometer o mesmo crime, como é o caso do paraguaio preso no início dessa semana. Eles não terão outra chance". O paraguaio Juan Carlos Gonzáles Samudio já havia sido preso em agosto deste ano.

Ao todo são cinco delegacias da PRF espalhadas pelo Paraná, com sedes em Colombo, São José dos Pinhais, ambas na região metropolitana; Ponta Grossa, nos Campos Gerais; e Cascavel e Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. Somando as apreensões em todas as delegacias, até agora em 2006 foram recuperados 273 carros roubados. No ano passado o número chegou a apenas 199 unidades.

A principal porta de saída dos veículos roubados continua sendo a Ponte da Amizade. "Cerca de 60% dos casos acontecem justamente na divisa com o Paraguai. Mas o restante é normalmente identificado na entrada de Foz e grande parte poderia estar indo para o Paraguai também. Estamos num trabalho repressivo intenso e neste ano já chegamos a recuperar quatro carros num só dia", disse Bassani.

O inspetor da PRF confirma que a fiscalização tem afastado os criminosos da cidade. "A fiscalização constante das equipes dos postos rodoviários, além das atividades de inteligência da PRF com o auxílio das policias Civil e Federal, estão surtindo efeito e o número de crimes tem diminuído. Mas é bom ressaltar que também temos quadrilhas que desmancham carros e falsificam documentos aqui no Brasil", conclui Bassani.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]