• Carregando...

Curitiba tem menor temperatura desde 2000

Com -2ºC nos termômetros na manhã desta quarta-feira (24), Curitiba amanheceu com a temperatura mais baixa desde o ano de 2000. A marca é a segunda menor desde 1997, quando o Instituto Tecnológico Simepar, começou a acompanhar a meteorologia do estado. No ano de 2000, Curitiba marcou -2,6ºC no dia 17 de julho.

Leia a matéria completa.

O frio causou problemas em 20% dos ônibus da capital durante o início das operações nesta madrugada e na manhã desta quarta-feira (24). Em torno de 400 veículos tiveram, principalmente, dificuldade para o acionamento dos motores e o congelamento de sistemas de ar, conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa da Urbs – autarquia municipal que administra o transporte público. No total, 1.930 ônibus circulam no início da manhã em Curitiba.

A mínima na capital paranaense nesta quarta foi de -2ºC, conforme o Instituto Tecnológico Simepar, com formação de geada em alguns pontos da cidade. Isso fez com que o asfalto em algumas garagens de ônibus ficasse com uma camada de gelo. Em alguns locais, os veículos precisaram ser arrastados alguns metros para poder começar o trajeto da linha.

Os sistemas de ar, que abrem as portas, acionam plataformas e outros mecanismos dos ônibus, congelou. Os motores, em alguns casos, demoraram para começar a funcionar normalmente devido ao frio. Apenas após o aquecimento dos sistemas que compõem os ônibus é que o transporte começou a funcionar normalmente.

De acordo com a Urbs, alguns veículos que já tinham saído também precisaram voltar porque os para-brisas congelaram. Nesses casos foi utilizado álcool na tentativa de diminuir a crosta de gelo nos vidros.

A administradora do sistema relatou que houve relatos de linhas afetadas na canaleta da Avenida República Argentina. Um comboio – quando vários ônibus ficam um logo atrás do outro – se formou na Praça Eufrásio Correia, por onde passam dois corredores de biarticulados da capital.

Por volta do meio-dia, a Urbs relatou que no balanço de 20% dos ônibus afetados contam todos os problemas. Estão somados desde atrasos de cinco minutos até os de uma hora, que foram registrados pela manhã. Mas, de acordo com a companhia, a situação já estava normalizada por volta das 8h30.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]