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As centrais de atendimento de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros continuavam instáveis na tarde desta quarta-feira (27). Problemas técnicos dificultaram o contato da população com os órgãos por meio dos telefones 190 (PM) e 193 na segunda-feira (25), na terça-feira (26) e também nesta quarta. O atendimento demora e algumas ligações não completam.

No fim da tarde desta quarta, a Gazeta do Povo testou os telefones de emergência. Para conseguir atendimento pelo 190, a reportagem precisou esperar por aproximadamente 11 minutos. Neste intervalo, foram dez tentativas, em que o chamado tocou até a ligação cair. No 193, a espera foi de quatro minutos. No período da manhã desta quarta e ao longo da terça-feira, a central também apresentou lentidão no atendimento.

No período da manhã, a reportagem ligou para o 190 e 193 na manhã desta quarta-feira, por volta das 8 horas, 8h30 e 9h15. As ligações feitas para os dois telefones nos dois primeiros horários foram atendidas em menos de 30 segundos. Já por volta das 9h15, a primeira ligação para o 190 caiu e a segunda demorou aproximadamente três minutos para ser atendida.

Houve problemas também na tentativa de contato com o Corpo de Bombeiros, por volta das 9h25. Foram feitas três tentativas e a ligação caiu em todas, após aproximadamente dois minutos de espera na linha.

Na terça-feira, a reportagem levou sete minutos para conseguir contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 e cinco minutos para falar com a PM.

Em nota, a orientação dada pela PM na terça-feira era de que "em casos de ligação não completada, o usuário deve discar novamente".

A assessoria de imprensa da PM informou, por volta das 9h30 desta quarta-feira, que não tinha conhecimento se o problema nas centrais persistia, pois não tinha recebido novas informações dos técnicos sobre o problema.

Demora no atendimento

A PM divulgou uma nota oficial na terça-feira afirmando que o atendimento demorava porque a corporação optou por transferir a operação dos telefones de emergência a um sistema reserva analógico, quando os problemas técnicos foram detectados.

A PM orientou que o acesso às equipes policiais também pode ser feito por meio dos telefones do Projeto Povo (telefone celular que fica com as equipes de rua), cujos números podem ser obtidos no site www.policiamilitar.pr.gov.br

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