• Carregando...
Cerca de 100 embarcações participaram da procissão marítima, segundo os organizadores do evento | Sandra Terena/Especial para a Gazeta do Povo
Cerca de 100 embarcações participaram da procissão marítima, segundo os organizadores do evento| Foto: Sandra Terena/Especial para a Gazeta do Povo

Serviço

A programação completa do evento pode ser acessada no site www.santuariodorocio.com.br

Foi realizada na manhã deste domingo (10), a 10ª Edição da Procissão Marítima em devoção a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. Fiéis de diversas regiões do estado participaram do evento, que começou com clima abafado e sob céu nublado. A procissão saiu das proximidades da rua da praia em direção ao trapiche do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no Litoral do Paraná. De acordo com os organizadores do evento, cerca de 1.200 pessoas participaram da procissão que contou com aproximadamente cem embarcações.

A aposentada Marli do Rocio Cunha, devota da santa, ainda na fila para a embarcação, esperava com alegria junto com suas amigas. "A gente recebe tanto de Deus e agradecemos tão pouco, é o mínimo que posso fazer é vir aqui agradecer. Enquanto eu tiver vida e puder andar vou participar, pois devemos o nosso respeito à mãe do nosso Santo Senhor", afirma.

Marli conta que participa de todas as modalidades da procissão de Nossa Senhora do Rocio, inclusive das nove novenas; e que recebeu uma grande graça da padroeira. "Há dois anos meu sobrinho sofreu um acidente gravíssimo de moto e o médico disse que ele morreria ou perderia a perna. No dia da procissão ele fez uma cirurgia e teve uma mínima sequela. Eu acredito que isso foi obra da nossa mãe, pois sempre que peço, sou bem atendida", diz.

Já o pedreiro Carlos Alexandre Farias José, de 28 anos, participou da procissão pela primeira vez. "Eu nasci em Paranaguá, sempre quis estar na procissão, mas nunca deu certo. Graças a Deus este ano estou aqui", afirma. Carlos estava na companhia de sua esposa, mãe, irmão e sobrinho. De acordo com o reitor do Santuário, padre Sérgio Campos a procissão marítima tem três objetivos. "O primeiro ponto é o evangelizar, o Bispo deu a benção a todos os barcos e aos presentes. Em segundo lugar, tem o trabalho de conscientização da natureza e de preservação da Mata Atlântica; e o terceiro é a expressão de devoção dos fiéis e a festa à nossa Mãe", afirma. O padre ainda salientou que a edição deste ano realizou uma homenagem no mar. "A procissão marítima traz a lembrança do encontro da imagem pelos pescadores em 1648. Neste ano foram jogadas rosas no mar em homenagem a Nossa Senhora, aos pescadores e aos devotos", diz.

No próximo dia 15 de novembro é o dia de Nossa Senhora do Rocio e vai ser comemorado com a tradicional procissão solene. O padre Sérgio Campos, reitor do santuário faz o convite para a participação. O evento começará às 16 horas da próxima sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]