• Carregando...

Campo Mourão – Apaixonado por laranjas e com dez variedades da fruta cultivadas em sua propriedade no município de Farol, na Região Centro-Oeste do estado, o agricultor José Binote não esperava colher laranjas maiores que as tradicionais. Mas um pé da fruta que ele comprou com o nome de "Grap Fruit", na região de Londrina, está chamando atenção dos vizinhos e moradores da pequena cidade.

Na última colheita que fez para uso doméstico, o agricultor teve uma surpresa. Uma única fruta ultrapassou os três quilos. Levando em consideração que cada laranja-pêra pesa em média 150 gramas, seriam necessárias 20 laranjas para substituir apenas uma das frutas colhidas pelo produtor. "Todo ano o pé de laranja vem produzindo frutas grandes, mas esse ano o tamanho está surpreendendo", diz Binote.

Segundo ele, o pé da fruta que produz cerca de 50 laranjas não tem nenhuma adubação especial. "Todas as variedades recebem somente adubo orgânico". O agricultor acredita que o tamanho da laranja está relacionado à variedade e à fertilidade do solo. "Procuramos cultivar o mais natural possível e o solo onde está plantado o pé da laranja recebe grande quantidade de matéria orgânica", explica.

Tradicional no café da manhã norte-americano, segundo Binote, a fruta, consumida com colher devido ao tamanho dos gomos, requer um ritual para não perder o sabor. "Um dia antes de consumir a laranja tem de cortar a fruta, colocar açúcar e deixar passar a noite inteira no sereno. Com isso, a acidez da fruta é anulada", explica Binote, que constantemente usa a fruta para suco. "O sabor é diferente da laranja tradicional, o que torna a fruta mais saborosa." Sem muitas informações sobre a variedade, o agricultor pretende adquirir conhecimento para ampliar o plantio da laranja na propriedade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]