• Carregando...

Cascavel – Cerca de 100 produtores rurais bloquearam na tarde de ontem o tráfego na BR-277, em Céu Azul, no Oeste do Paraná, em protesto contra a ameaça de invasão da fazenda Quatro Irmãos por trabalhadores sem-terra. O bloqueio aconteceu oito horas depois que cerca de 90 famílias de sem-terra montaram um acampamento na frente da fazenda. A ação dos agricultores foi liderada pela Sociedade Rural do Oeste(SRO), com sede em Cascavel.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o bloqueio começou às 15h40 e terminou às 17 horas, depois de uma negociação com o presidente da SRO, Alessando Meneghel. O congestionamento chegou a dois quilômetros, nos dois sentidos da rodovia. "É uma resposta dos produtores rurais à ação dos sem-terra. Não vamos tolerar que as propriedades continuem sendo invadidas", afirmou Meneghel. "O governo do estado não cumpre as ordens judiciais no campo. Isso tem estimulado os sem-terra a invadir propriedades produtivas." Os produtores se reuniriam ontem à noite para discutir uma estratégia de combate às ações dos ocupantes, que são ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra).

Os sem-terra acompanharam a movimentação dos agricultores. "Vamos permanecer aqui porque a fazenda foi oferecida ao Incra", afirmou Aloísio Steinmetz, um dos líderes da ação. O objetivo é acelerar a compra da fazenda de 1.080 hectares, que pertence a Ricardo Mascarello.

De acordo com o superintendente do Incra no Paraná, Celso Lisboa de Lacerda, a fazenda está sendo negociada desde 2004. Segundo ele, falta definir o valor a ser pago ao proprietário da área.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]