• Carregando...

Cerca de 200 produtores rurais fecharam um trecho da BR-277 perto de Medianeira, na região Oeste do Paraná, nesta terça-feira (10). Eles pediram agilidade dos governos federal e estadual para liberar a área do entorno do Parque Nacional do Iguaçu e do Lago de Itaipu para o plantio de soja.

A Lei de Biossegurança, sancionada em 2005, criou uma "zona de amortecimento" em torno de áreas de preservação ambiental e reservas indígenas. Os produtores ficam impedidos de plantar sementes transgênicas em até 10 quilômetros destes locais. Uma outra portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estabelece ainda uma faixa de segurança, de 5 km, no corredor que liga o parque ao lago. São 24 municípios atingidos pelas duas determinações.

Os produtores têm pressa para que o governo libere a plantação dos transgênicos, já que o plantio para a safra de 2007 começa ainda neste mês. Caso não possam plantar, eles terão que vender as sementes para outros produtos ou devolver para as cooperativas.

A rodovia ficou tumultuada por 2 horas. Foram distribuídos panfletos para os motoristas. A cada 15 minutos os produtores fechavam por outros 15 minutos as duas pistas. Os órgãos responsáveis não se manifestarem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]