Parte da equipe Fusion Robôs,orientada pelo professor José Coelho (direita),que segura o prêmio de melhor técnico em robótica do evento| Foto: Arquivo Pessoal

Um ano e meio de preparação técnica e de estudos práticos semanais sobre robótica. Esses foram alguns dos passos que levaram o professor José Ricardo Dolenga Coelho, da rede municipal de ensino de Curitiba, a ser escolhido o melhor técnico de robótica do Torneio Nacional de Robótica FLL (First Lego League), realizado em Brasília no último fim de semana.

CARREGANDO :)

Coelho foi selecionado entre outros 73 técnicos de times de escolas públicas e particulares do Brasil. Surpreso com o reconhecimento, ele relata ter se destacado pelo entrosamento e comprometimento na equipe que lidera, além da afinidade com os alunos. “Receber esse prêmio é muito gratificante, porque mostra que estou conseguindo ajudar no dia a dia dos alunos, e me inspira a buscar cada vez mais conhecimento e dedicação”, comemora.

Professor José Ricardo Dolenga Coelho com o prêmio do torneio da Lego 
Publicidade

A equipe Fusion Robôs, que reúne alunos do 6.º ao 9.º ano da Escola Municipal São Miguel, do bairro Fazendinha, é formada por oito crianças selecionadas para integrar aulas extracurriculares de robótica. São quatro horas por semana de envolvimento com o tema, seguindo as orientações do professor que é graduado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Apesar de lecionar na rede municipal há cinco anos, somente em 2015 Coelho começou a se especializar em robótica. “Eu fiz um curso online da própria Lego para me aprimorar tecnicamente, então passei a lecionar nesse programa que busca incentivar os alunos aos aprendizados da área de engenharia e tecnologia”. Foi naquele ano que a prefeitura implantou o programa de aulas extracurriculares na escola São Miguel, onde o professor dá aulas de matemática no período da manhã e trabalha com o projeto durante a tarde.

Torneios e campeonatos

Como etapa do torneio, os estudantes da São Miguel desenvolveram um aplicativo de smartphone que facilita a adoção de animais de rua. Funcionando de modo parecido com aplicativos de relacionamento, o software coloca pessoas que querem adotar em contato com organizações não governamentais que cuidam de animais. A plataforma começou a ser desenvolvida há sete meses e é chamado de Helpog. Por enquanto, o app não dá acesso ao público geral, mas o plano, segundo Coelho, é disponibilizá-lo para download na Google Play Store ainda este ano.

A vaga no campeonato foi conquistada pela equipe do professor após uma seleção na etapa regional, onde o time ficou entre os sete melhores.

Apesar do prêmio do técnico no nacional, a Fusion Robôs não conseguiu uma vaga no torneio mundial, mas Coelho garante que a ideia é começar se preparar para os próximos campeonatos desde já. “Cada dia a gente tem que melhorar mais e eu sei que todos - eu inclusive - temos muito a aprender ainda”, conclui.

Publicidade

Colaborou: Cecília Tümler