• Carregando...

O engenheiro e professor Ricardo Follador é adepto do copo de leite desde criança. O hábito veio como herança de família. "Minha avó tomava, minha mãe também e eu aprendi com elas", conta. Descontando os dias em que janta fora de casa, o copinho de leite é sagrado antes de ir para a cama. "Costumo jantar por volta das 19 horas e vou dormir só perto de meia-noite. Antes de deitar sempre tomo leite, acho que me ajuda a dormir melhor", conta.

Assim como o leite, alguns tipos de chá – como de camomila ou erva cidreira – também ajudam a relaxar. A empresária Eliane Souza, 54 anos, cultiva o hábito de tomar chás há 20 anos e não vai para a cama sem a caneca. "Tomo todo tipo de chá, mais ou menos umas três xícaras por dia, mas antes de dormir prefiro um relaxante como erva doce, camomila ou maçã", conta. À noite, ela também não abusa das comidas pesadas. "Costumo lanchar, como duas fatias de pão integral, com queijo e presunto ou com geléia ou mel. Quando está muito frio, tomo uma sopa leve, mas sempre tem o chazinho depois", conta.

Para Elyéia Hannuch, presidente da Sociedade Paranaense do Sono, é importante deixar claro que os efeitos dos alimentos podem variar de pessoa para pessoa. "Tem gente que toma café o dia todo e consegue dormir bem, ou que está acostumado a jantar comida pesada sem se sentir mal. Depende da tolerância de cada um", afirma. Entretanto, a especialista considera importante manter uma rotina e evitar abusos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]