• Carregando...

Projeto precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores para poder entrar em vigor

Um projeto para reduzir a violência na cidade de Cascavel, no Oeste, prevê o pagamento de R$ 200 para pessoas que fizerem denúncias que levem à prisão de traficantes ou à apreensão de drogas. De acordo com o telejornal ParanáTV 1ª edição, o programa chamado de Informante Cidadão foi anunciado há um mês e já aumentou o número de ligações. Os pagamentos, porém, ainda não começaram a ser feitos.

Antes de entrar em funcionamento, o programa precisa ser aprovado pelos vereadores do município. A proposta estava prevista para entrar na pauta da Câmara Municipal nesta quarta-feira (22). Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Atair Gomes da Silva, o combate ao crime esbarra no medo da população. "Muitas vezes as pessoas não denunciam por medo de retaliação. A recompensa é uma forma de incentivar e oferecer proteção", disse em entrevista com o telejornal.

O projeto é uma parceria entre prefeitura e as polícias Militar e Federal. Não será necessário se identificar. Ao fazer a denúncia, a pessoa receberá uma senha. Caso a denúncia seja confirmada, a senha poderá ser trocada pelo valor em dinheiro. Os recursos serão liberados pelo próprio município e gerenciados pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad). A Polícia Federal (PF) ficará responsável por receber as denúncias e liberar senhas para que os denunciantes sejam remunerados.

O valor mínimo para a recompensa será de R$ 200 para as denúncias que resultarem na captura de traficantes. Em grandes casos, o valor pode aumentar. O telefone para denúncias é 3224-5152. Também há na cidade o narcodenúncia, que atende pelo telefone 161. O modelo adotado por Cascavel já despertou o interesse de outros municípios da região, como Toledo e Francisco Beltrão.

Você acha que o pagamento para denúncias pode ajudar a polícia a reduzir os crimes? Deixe seu comentário abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]