Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
abril vermelho

Promotora questionará doação do governo da BA ao MST

Diariamente, os acampados recebem 600 quilos de carne, além de poder utilizar 30 banheiros químicos nos arredores da sede da secretaria

A promotora Rita Tourinho, do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa do Ministério Público Estadual, afirmou nesta segunda-feira que vai questionar oficialmente o governo baiano sobre a doação de carne e de banheiros públicos aos cerca de 3 mil integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) que ocupam áreas do Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A promotora disse querer saber da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), responsável pelas doações, quais os parâmetros utilizados para autorizá-las. Diariamente, os acampados recebem 600 quilos de carne, além de poder utilizar 30 banheiros químicos nos arredores da sede da secretaria.

De acordo com ela, há preocupação com a possível abertura de precedente com as doações. A assessoria da secretaria informou que o tanto o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) quanto a Procuradoria-Geral do Estado foram consultados e não negaram as doações. O argumento da Seagri foi que o Estado precisava "garantir a preservação do patrimônio público e a dignidade das pessoas".

A ocupação por parte dos cerca de 3 mil integrantes do MST completou uma semana na tarde desta segunda. Nos arredores da Seagri, já são visíveis depredações em áreas verdes do CAB, para a instalação de barracas e tendas.

Uma reunião entre o titular da Seagri, Eduardo Salles - que voltou da China no fim de semana -, o secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, e as lideranças do movimento teve início no fim da tarde, para debater as reivindicações.

A pauta do movimento tem 15 itens, entre eles melhorias na infraestrutura e na assistência técnica aos assentamentos, além de mais velocidade na liberação de terras para a reforma agrária. Existe a expectativa que a ocupação seja encerrada amanhã.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.