• Carregando...

Santo Antônio da Platina, PR – Depois de quatro anos, finalmente a população da região pôde comemorar ontem a inauguração do Hospital Regional do Norte Pioneiro. A unidade hospitalar será referência no atendimento de traumas e clínica cirúrgica para 26 municípios da região. A solenidade aconteceu ontem à tarde, com a presença do vice-governador Orlando Pessuti. A partir de hoje, a legislação eleitoral proíbe governadores e vice de inaugurarem obras públicas.

Construído em 2001 através de um convênio entre a prefeitura da cidade, governo do estado e Organização Mundial de Saúde (OMS), e pronto desde 2002, o hospital ficou todo esse tempo se atender um único paciente por conta de discussões em torno do seu gerenciamento e pela falta de equipamentos e estrutura humana. Na época a obra custou R$ 6 milhões.

A abertura do hospital somente começou a ser viabilizada no final do ano passado, quando foi assinado um convênio entre a Secretaria de Saúde do Paraná e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), com o objetivo de viabilizar o gerenciamento da unidade.

De acordo com o prefeito de Santo Antônio da Platina, José Ritti Filho (PMDB), a intenção foi dar caráter regional para o hospital e para isto foi necessário desenvolver parcerias entre os municípios da região. "Foi uma decisão coletiva entre os prefeitos do Norte Pioneiro, Sesa e Cisnorpi", disse o prefeito, se referindo ao fato da unidade estar aberta a todos os municípios da região e não apenas à população da cidade.

Pelo que foi estabelecido em convênio, a Secretaria Estadual de Saúde, vai repassar R$ 50 mil mensais para unidade. Esses recursos se somam a uma outra mensalidade paga por cada um dos 26 municípios do Norte Pioneiro. O repasse de recursos financeiros serão destinados a auxiliar a manutenção do hospital.

Além disso, a Sesa também se comprometeu a fornecer equipamentos médicos, bem como arcar com o custeio de luz, água, vigilância, limpeza e conservação do hospital. A administração do hospital será realizada por um conselho diretor composto por representantes da Secretaria da Saúde e pelos prefeitos José Ritti Filho, Francisco Carlos Molini (Ribeirão Claro), e Isaac Tavares da Silva (Carlópolis).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]