• Carregando...

Uma das propostas "ressuscitadas" que podem levar Lula à reeleição passou pelas mãos do deputado federal paranaense Osmar Serraglio (PMDB). Em 2000, ele foi o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de uma proposição de autoria do colega Inaldo Leitão (PR-PB). O peemedebista considerou constitucional a medida, que dá condições ao presidente, governadores e prefeitos concorrerem a reeleições infinitas – desde que renunciem ao cargo seis meses antes da disputa.

"Apenas dei um parecer favorável à admissibilidade do projeto, nunca disse que gosto dele. É necessário discutir a idéia e, como membro da CCJ não podia barrar a proposta de ninguém se não houvesse inconstitucionalidade", justifica Serraglio. Apenas um voto foi contrário ao relatório do paranaense, posteriormente arquivado porque Leitão não se reelegeu.

Em fevereiro deste ano, porém, o deputado Fernando Ferro (PT-PE), solicitou o desarquivamento das propostas sobre reeleição, o que foi acatado um mês depois pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Atualmente, tramitam na Casa 36 propostas de emenda constitucional que tratam da reeleição, sendo que 25 delas sugerem o fim da prática. Nenhuma proposição, entretanto, está pronta para ir a votação em plenário.

Coro

Outro parlamentar paranaense, o presidente estadual do PT, André Vargas, intensifica o coro petista para amenizar a discussão em torno do terceiro mandato. "Nunca, em qualquer reunião realizada pelo partido, o tema foi tratado. Virou polêmica por falta de notícia."

Coordenador da campanha de reeleição do deputado Ricardo Berzoini (SP) à presidência nacional da legenda, ele diz que o PT está mais preocupado com a reforma política. "Temos outras prioridades. É bobagem falar em reeleição sem tratar antes de financiamento público de campanha e acabar com as coligações de partidos em eleições proporcionais." (AG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]