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Depois de muita briga jurídica e atraso de cronograma, o Eixo Metropolitano de Curitiba começa a sair do papel. Hoje os envelopes com as propostas de preços dos interessados em participar da primeira fase de obras do projeto serão abertos pela comissão de licitação da prefeitura.

Onze concorrentes estão habilitados a participar do processo que vai indicar as empreiteiras que vão trabalhar na transformação de 9,4 quilômetros do trecho urbano da BR-476 (antiga BR-116), entre o Pinheirinho e o Guabirotuba, no novo eixo de transporte coletivo da cidade. Essa é a segunda licitação para o mesmo trecho – a primeira foi cancelada.

Faz parte do pacote de obras a construção de oito estações-tubo, de canaletas exclusivas para ônibus, a remodelação das outras pistas e um novo sistema de iluminação. A licitação também indicará as empresas que construirão quatro novos binários (sistema de ruas com sentido de tráfego oposto).

A prefeitura estima que o custo de todas as obras desta licitação será de R$ 139,3 milhões. O valor exato só será anunciado, porém, em alguns dias, depois que a documentação que embasa as propostas das empresas for analisada pela comissão de licitação. Noventa por cento do custo do empreendimento será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A abertura dos envelopes deve acabar com um longo período de imbróglio jurídico. A novela envolve a Construcap Engenharia e Comércio S.A., que participou da primeira licitação amparada por uma liminar, venceu, mas não foi aceita pelo BID. Para acabar com a polêmica, foi lançado um novo edital, que também chegou a ser questionado na Justiça. A Construcap novamente está na disputa. Além dela, participam da concorrência: Construtora OAS, Ivaí Engenharia de Obras, Carioca Christian Nielsen Engenharia, Construtora Triunfo, Construtora Norberto Odebrecht, Consórcio J. Malucelli/Cesbe, Consórcio Delta/ Redran, Consórcio Beter/CCI, Consórcio Camargo Corrêa/Empo e Consórcio Giagui/Paulitec.

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