• Carregando...

O proprietário da Fazenda Nazari, Anacleto Nazari, entrou ontem com o pedido de reintegração de posse da área, em Cascavel, na Região Oeste. O local está ocupado desde sábado por cerca de 600 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A ação foi impetrada pelo advogado Salazar Barreiros Júnior, na 1.ª Vara Cível do município.

Os sem-terra afirmam que entraram na área, de 150 hectares, apenas para plantar. A maioria deles é oriunda do acampamento 1.º de Agosto, localizado no Complexo Cajati, vizinho à Fazenda Nazari. O MST também justifica que a ação pretende acelerar o processo de reforma agrária e cobrar o cumprimento da meta Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de assentar 3 mil famílias até o final do ano no Paraná, sendo que, desse total, 1,2 mil no Oeste.

O aumento das atividades do MST no Oeste, em especial em Cascavel, preocupa as entidades ligadas aos produtores rurais. O presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Nelson Menegatti, afirma que as últimas ocupações de terra devolveram o mal-estar no campo, justamente no início do plantio da safra de verão 2005/2006.

Para o líder patronal, as ações podem desestabilizar a agricultura regional, que já sofre com a crise no setor. "Está havendo um desrespeito à lei. Quem será o próximo alvo dos sem-terra?", questiona Menegatti. Ele espera que o governo do estado acelere as ordens de reintegrações de posse e devolva a tranqüilidade no campo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]