Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
transporte público

Protesto cobra aplicação da “lei da dupla função” em São José dos Pinhais

Mobilização ocorre em dois terminais de ônibus da cidade da Região Metropolitana de Curitiba e afeta passageiros; lei proíbe circulação de ônibus só com motorista

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc) organiza uma mobilização na manhã desta terça-feira (26) em terminais de ônibus de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O Sindimoc cobra a aplicação da chamada “Lei da Dupla Função” pela empresa Viação São José. A lei foi aprovada no ano passado, mas está em vigor desde fevereiro último, e proíbe que motoristas acumulem a função de cobrador.

Uma assembleia da categoria foi realizada nesta terça-feira (26) entre 4h30 e 5h. Na reunião, a categoria autorizou o sindicato a deliberar sobre eventual greve, caso necessário. Durante a assembleia, segundo o Sindimoc, os ônibus não circularam. O protesto segue no final desta manhã e se concentra em dois terminais da cidade, o Central e o Afonso Pena.

Procurado, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informa que há atrasos no transporte de passageiros. “Eles mandaram os passageiros descerem dos ônibus, esvaziaram os pneus dos veículos e colocaram adesivos ofensivos à empresa. Chegaram até mesmo a usar os coletivos para fechar ruas da cidade”, diz o Setransp em nota encaminhada à reportagem. “A Viação São José já chamou o apoio da força policial a fim de evitar a depredação do patrimônio e restaurar o atendimento de transporte à população. A empresa vai ainda tomar as demais medidas judiciais cabíveis para buscar a reparação aos seus prejuízos materiais e de imagem”, continua a nota.

Lei

Segundo o Sindimoc, cerca de 80 ônibus da Viação São José circulam só com motorista. Outros cerca de 130 ônibus da empresa trafegam com motoristas e cobradores. “A empresa não cumpre a lei. Temos motoristas com dificuldade para dirigir e cobrar dos usuários. E eles têm sofrido assédio moral por causa disso”, diz o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

Em nota enviada à reportagem, o Setransp afirma que, desde a aprovação da lei, a Auto Viação São José está “em contato permanente com a prefeitura e a Secretaria de Trânsito e Transporte para cumprir a determinação”. “Nos últimos 15 dias, reuniões mais frequentes foram realizadas junto à secretaria para tratar do assunto, porém, devido à alta complexidade da questão, que pode até elevar o custo da tarifa municipal, medidas concretas ainda não foram tomadas”, acrescenta a nota.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.