• Carregando...
Manifestantes bloquearam a Ponte da Amizade, entre Foz e Ciudad del Este | Kiko Sierich/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Manifestantes bloquearam a Ponte da Amizade, entre Foz e Ciudad del Este| Foto: Kiko Sierich/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Um protesto promovido por transportadores de alimentos do Paraguai, conhecidos com "paseros", parou o trânsito na Ponte Internacional da Amizade, entre Ciudad del Este, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no Brasil. Os "paseros" liberaram a ponte às 13 horas (meio-dia no Paraguai).

O manifesto teve o objetivo de protestar contra a política de tolerância zero ante o contrabando imposta pelo presidente paraguaio Horacio Cartes. Atualmente, a cota para a importação simplificada de produtos como verduras, legumes e frutas adquiridos nos países vizinhos é de US$ 150 por mês.

O protesto provocou longas filas em ambos os lados da fronteira. Os líderes do manifesto deixaram poucos carros passar para o lado paraguaio a cada dez minutos. A operação que proíbe o contrabando de mercadorias foi liderada pela Unidade Interinstitucional para a Luta, Prevenção Combate e Repressão de Contrabando (UIC) e a Polícia Contra Crimes Econômicos. Uma assembleia no fim da tarde desta quinta-feira (28) deve definir se a manifestação continuará ou não.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]