• Carregando...
Ao todo, 893 candidatos não compareceram ontem à segunda fase da UFPR | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Ao todo, 893 candidatos não compareceram ontem à segunda fase da UFPR| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Avaliação

Confira a opinião de professores de Redação sobre a prova de Redação da UFPR:

"Foi uma prova trabalhosa, que exigiu uma análise cuidadosa. A última questão era a mais complexa, pois exigia a opinião a partir da relação entre um texto e um poema."

Sérgio Degrande Júnior, do Dom Bosco.

"A prova não trouxe surpresa. Permite que o estudante se diferencie pelo domínio de leitura e capacidade de expressar opinião sem distorcer opiniões alheias."

Cleuza Cecato, do Bom Jesus.

Correção online

Após o fim das provas da UFPR nesta segunda-feira, professores de cursinhos de Curitiba farão a correção e comentarão todas as questões do exame a convite da Gazeta do Povo. A resolução poderá ser acompanhada no site www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade.

Internet, mídias sociais e comunicação foram os temas centrais da prova de Redação da 2.ª fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aplicada ontem em Curitiba e Palotina. Os estudantes tiveram 4h30 para elaborar os cinco textos cobrados no exame. Dos 14.087 estudantes convocados para a prova discursiva, 893 não compareceram – 6,3% do total. Hoje, 9.817 candidatos a 33 cursos encaram as provas específicas. Os estudantes devem estar atentos ao trânsito e ao relógio, já que os portões dos locais de prova serão fechados às 13h30.

Entre os desafios da prova de ontem estavam a análise de um gráfico do Censo de 2010 sobre o uso das mídias sociais no Brasil; o resumo de artigo "Curto, logo existo", de Luís Antonio Guiron, publicado na revista Época, sobre a necessidade de ser curtido nas mídias sociais para existir; e a análise de uma tirinha da personagem Mafalda sobre a função do jornal na sociedade.

Os primeiros a saírem da prova de ontem no câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) relataram que o nível das questões exigiu bastante raciocínio para escrever as cinco redações. Bruna Poncio, 23 anos, vestibulanda de Tecnologia em Secretariado, foi a primeira a deixar a prova. "Para quem estudou, a prova não estava difícil," contou. Para o estudante Johann Klym, 19 anos, candidato a uma vaga de Ciências Contábeis, a prova estava bem estruturada. "Estudei um ano inteiro para fazer o vestibular", disse.

UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) também aplicou ontem as provas da 2ª fase do vestibular. Os candidatos responderam 20 questões de Língua Portuguesa e Literatura e dez de Língua Estrangeira, além de elaborarem duas redações. No total, 8.288 candidatos foram classificados para esta etapa. Destes, 628 não compareceram à prova. Hoje será aplicada a prova de conhecimentos específicos e, amanhã, a prova de habilidades específicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]