i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
ADPF 756

PSOL quer que STF proíba governo federal de indicar tratamento precoce contra Covid-19

  • PorGazeta do Povo
  • 19/01/2021 21:00
vacina - Bolsonaro - cloroquina
Bolsonaro defende a cloroquina| Foto: Reprodução/Youtube

O PSOL entrou com um requerimento no Supremo Tribunal Federal (STF) para que os integrantes do governo federal não possam indicar ou sugerir o tratamento precoce contra a Covid-19, tais como cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina. O pedido foi feito no âmbito na ADPF 756, na qual também foi feito o pedido para que o Executivo seja obrigado a fazer uma campanha para divulgar a vacina contra o coronavírus. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

No texto, o partido pede que “seja determinado aos membros do Governo federal que se abstenham de propagar, receitar, sugerir, indicar, por quaisquer meios oficiais ou oficiosos, o uso de medicamentos para o denominado “tratamento precoce da Covid-19”.

Ao longo da petição, o PSOL listou uma série de tweets e manifestações do presidente Jair Bolsonaro e do Ministério da Saúde recomendando o tratamento precoce do coronavírus. E afirma que [...] “estas são apenas algumas das demonstrações da reiterada atuação do Governo federal no incentivo de substâncias que não têm comprovada eficácia contra a Covid-19 e da difusão de um tratamento precoce sem eficácia comprovada, que pode piora as condições de saúde dos cidadãos brasileiros e leva a falsa ideia de que a Covid-19 pode ser contida com o tal tratamento.”

Por fim, o partido faz referências a entidades médicas que já se posicionaram contra o tratamento precoce com cloroquina e hidroxicloroquina, tais como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Mas não cita estudos importantes, como o levantamento publicado no The American Journal of Medicine, em janeiro de 2021, um dos principais da área médica no mundo, que recomenda a continuidade do estudo e do uso dessas substâncias na primeira fase da doença, por serem benéficos em alguns casos e apresentarem mínimos efeitos colaterais (leia mais abaixo).

Em um informativo conjunto divulgado nesta terça-feira (19), a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Associação Médica Brasileira (AMB) voltaram a afirmar que não reconhecem esses levantamentos e, para eles, como não há comprovação científica definitiva sobre o tratamento precoce ele deve ser abandonado. A nota é assinada pelo presidente da SBI, Clóvis Arns da Cunha, e pelo presidente da AMB, César Eduardo Fernandes.

"As melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no “tratamento precoce” para a COVID-19 até o presente momento. Pesquisas clínicas com medicações antigas indicadas para outras doenças e novos medicamentos estão em pesquisa. Atualmente, as principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública não recomendam o tratamento preventivo ou precoce com medicamentos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entidade reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil", dizem as entidades no informativo.

Além disso, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, negou na segunda-feira (18) que o ministério orienta os pacientes de Covid-19 a buscar "tratamento precoce" contra a Covid-19. "Temos divulgado desde junho o atendimento precoce. Não confundam atendimento precoce com que remédio tomar. Não coloquem isso errado. Nós incentivamos e orientamos que a pessoa doente procure imediatamente um médico. Que o médico faça o diagnóstico. Esse é o atendimento precoce. Que remédios vai prescrever, isso é foro íntimo do médico com seu paciente. O ministério não tem protocolos com isso, não é missão do ministério definir protocolo", declarou Pazuello, no Palácio do Planalto.

Cientistas ainda não descartam o tratamento precoce

Um artigo publicado no The American Journal of Medicine, em janeiro de 2021, uma das melhores publicações da área no mundo, indicou, por outro lado, que substâncias como hidroxicloroquina, azitromicina e zinco não devem ser descartadas no combate à Covid-19. O texto traz uma revisão bibliográfica de diversos artigos sobre o uso do chamado tratamento precoce.

Em tradução livre e resumida, um trecho do estudo traz a informação de que os medicamentos antimaláricos, como a hidroxicloroquina (HCQ), não são eficazes na fase avançada da doença, no hospital, ou quando são administrados por curtos períodos. Mas, quando o tratamento começa cedo e é feito com durações progressivamente mais longas, os antimaláricos têm se mostrado eficientes em reduzir a progressão da doença, prevenir a hospitalização e também estão associados à redução da mortalidade.

Sobre a azitromicina, o periódico afirma que há vários registros em estudos revisados por pares que houve redução da mortalidade de pacientes com Covid quando esse antibiótico foi administrado em conjunto com a hidroxicloroquina. Quando houve o uso apenas da azitromicina, a redução da mortalidade foi menor em comparação ao uso conjunto das medicações citadas. Já sobre o zinco, o periódico afirma que já se sabe que inibe a replicação viral no resfriado comum, que não é tóxico, e que pode ser utilizado quando surgem os primeiros sinais da Covid. The American Journal of Medicine informa ainda que o medicamento também pode ser usado em conjunto com os antimaláricos no tratamento precoce de pacientes com Covid-19.

Uma das últimas polêmicas sobre o tratamento precoce entre os cientistas ocorreu após a recente publicação de uma retificação de um estudo feito pelo médico francês Didier Raoult, considerado um dos maiores defensores do uso de hidroxicloroquina, azitromicina e zinco na fase inicial da Covid-19. Em carta assinada por toda a equipe, publicada no International Journal of Antimicrobial Agents, o médico admite falhas na pesquisa inicial, mas continua a defender o uso das substâncias no combate à doença.

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    antonio

    20/01/2021 14:40:26

    PSol é muito mais danoso que a COVID . Para este não adianta ivermectina, cloroquina ou vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Gilson Clazer Moraes

      20/01/2021 21:47:49

      Ivermectina ajuda é indicado pra vermes também

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • C

    Carlos Roberto

    20/01/2021 14:24:42

    A esquerda, principalmente PSOL e REDE, querem governar através do STF. Enquanto a relatoria cair com Lewandowski, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, estes partidos vão conseguindo seus intentos. Os 58 milhões de votos parece que é para inglês ver. Coincidência ou não, o tratamento precoce tem salvado milhares de vidas. Faço uso da hidroxicloroquina por uma patologia reumatológica por quase 6 anos, e nem gastrite me dá como efeito colateral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcelo

      20/01/2021 15:20:50

      Tratamento precoce e cloroquina só foram discutidos nós EUA (400 mil mortos) e Brasil (212 mil mortos). Nenhum presidente de outros países se atreveram sequer indicar quanto mais contrariar as premissas da verdadeira ciência. Uma pena que tivemos um presidente que desdenhou das medidas preventivas e estimulou os brasileiros a se contaminar ou senão seriam taxados de maricas!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • I

    Intruso

    20/01/2021 13:34:49

    Médicos exploram doentes, advogados exploram os encrencados com a justiça, há tb os q exploram a fé das pessoas, e também há os exploradores de fatos. Podemos dizer q tudo é exploração..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • I

      Intruso

      20/01/2021 13:21:59

      Fica a critério de cada um.. Eu estou tomando ivermectina, POIS NÃO TEM EFEITO COLATERAL.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • M

        Marcelo

        20/01/2021 15:22:26

        Todo medicamento causa efeito colateral, a única vantagem é que você está livre de piolho e sarna pois este medicamento nem é vermífugo

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • G

        Gilberto Nascimento

        20/01/2021 14:19:15

        A não ser financeiro, pelo fato de se gastar $ com algo inútil.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • F

      Felipe Scaramuzza

      20/01/2021 13:11:09

      O povo é burro mesmo de permitir estas *M* de partidos de esquerda ou de extrema esquerda de ainda palpitarem. Deveriam estar na cadeia isso sim. Desfavor a humanidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Antonio Carlos Neves

        20/01/2021 12:50:51

        Esse inútil partido assim como a REDE do Randolfe, que não aprovam reforma nenhuma, quer que o STF proíba o Bolsonaro ou o médico de prescrever tratamento precoce? Só faltava algum notável do STF concordar com essa judicialização . Para quem não sabe, essa gente votou até contra a MP 871 de combate às fraudes da previdência e o marco regulatório do saneamento. Verdadeiros despachantes do Congresso no STF.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • M

          Marcelo

          20/01/2021 15:23:56

          Nós EUA todos, eu disse todos os médicos foram proibidos de sequer cogitar passar medicamentos sem valor terapêutico para o tratamento da Covid.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • B

        Bruno Santos Teles

        20/01/2021 12:33:45

        eu não sei o que é pior, o STF puxadinho do PSOL ou o Bolsonaro insistindo na cloroquina... Tome tento Capitão, tá difícil!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        3 Respostas
        • M

          Marcelo

          20/01/2021 15:24:26

          Que comentário mais inútil

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • A

          Ari Borgonovo

          20/01/2021 13:09:05

          Todos mandam no brasil menos o Bolsonaro. Que esta dizendo oque fazer com apoio do STF é o PSOL. Que raio de Governo acovardado é este? oque esta prendendo o rabo dele pra se submeter a esta baixaria do PSOL E STF? Afinal o Bolsonaro parece uma vaquinha de presépio mecanizado FAZ TUDO OQUE O STF ALCOLUMBRE MAIA E PSOL querem, O buraco os filhos ja cavaram e o PSOL esta com a pá na mão pra fexar o buraco e o caixão . MUito cuidado senào cai antes do previsto metade do ano, Sabe como é a politica acabou o dinheiro começa o despero e os mesmo que o apoiavam vào virar a casaca e vào pedir sua cabeça.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • R

          RODRIGO

          20/01/2021 12:54:05

          Ueh, mas se vc for contaminado, vai no medico, ele receita alguns medicamentos, vc toma se quiser. Tem duas opcoes, ou vc toma o q o medico receitar, ou fica em casa e espera piorar ou nao. Bem simples. Os medicamentos estao ai, sendo prescritos e acompanhados por profissional, ninguem morre tomando esses remedios. quem politiza isso sao os canhotinhas e a imprensa podre. So isso, nao tem segredo!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • L

        Luiz

        20/01/2021 12:35:01

        Cara, vivemos dias negros - ops, nebulosos, hein? Uiui o PSOL é contra o tratamento precoce, baseado em quê? Na ciência? Milhares de médicos recomendam a prevenção e a precocidade no tratamento quando infectado pelo corona do Dória, PT, STF, Psol, Rede, Rede Lixo e tutti quanti. Sim a Covid-9 é deles. Quanto mais gente se contaminar, quanto mais gente morrer mais comprazem-se em cima de doentes e cadáveres. Vão proibir que eu vá na farmácia e mande manipular, por ex, ivermectina que tomo p/ me prevenir? Aliás, todos os funcionários dessa farmácia tomam a messes esse medicamento baratinho e sem contra indicações. Nenhum deles pegou o tal do corona. E daí Psol? Abjetos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        4 Respostas
        • G

          Gilson Clazer Moraes

          20/01/2021 13:31:36

          Sorte sua também não peguei sou dentista e estou trabalhando sempre nao parei e tomo todos vit d ivermectina zinco Mas vai de cada um acho que a escolha é pessoal

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • L

          Luiz

          20/01/2021 13:09:39

          Ui ui, o valente aí quer observação empírica? Então vai lá. Milhares de médicos fazem uso desse protocolo. Milhares de vidas foram salvas por se tratarem logo no inicio da contaminação. Eu disse logo no inicio. Não siga a recomendação do Mandetta, tá? É logico, prezado, que essas drogas não são especificas contra a Covid, são APENAS MAIS UMA FERRAMENTA no combate a pandemia que médicos - tão bobinhos - no dia a dia de seus consultórios e hospitais fizeram e fazem uso p/ tenta mitigar a doença. Capisce, prezado impirico? Ah si, continue tomando seu arros c/água. Vai tem uma bela de uma c... Mas diz aí baixinho, valente: tá tomando ivermectina, né? Seguro morreu de velho, eheheh....

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • L

          Luiz

          20/01/2021 13:07:21

          Ui ui, o valente aí quer observação empírica? Então vai lá. Milhares de médicos fazem uso desse protocolo. Milhares de vidas foram salvas por se tratarem logo no inicio da contaminação. Eu disse logo no inicio. Não siga a recomendação do Mandetta, tá? É logico, prezado, que essas drogas não são especificas contra a Covid, são APENAS MAIS UMA FERRAMENTA no combate a pandemia que médicos - tão bobinhos - no dia a dia de seus consultórios e hospitais fizeram e fazem uso p/ tenta mitigar a doença. Capisce, prezado impirico?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • B

          Bruno Santos Teles

          20/01/2021 12:41:52

          eu tomo água todo dia e como arroz também e não peguei o covid. é preciso muito mais que essa observação empírica pra provar alguma coisa... O fato é Bolsonaro está sendo um baita de um político burro, luta pela vacina pra quem quer e luta pelo direito de não vacinar pra quem não quer...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • W

        Walter

        20/01/2021 12:17:58

        Faltou o PSOL afirmar que assume, integralmente, toda a responsabilidade no caso do aumento do número de mortes por covid...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

          20/01/2021 11:21:59

          O PSOL quer o caos , mortes e destruição da economia do país para depois colocar no colo do Bolsonaro. São arautos do mal. São a escória da política brasileira.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcos Ctba

            20/01/2021 11:21:50

            psol é o escritorio juridico do que o stf quer. parece mais uma oab do que um partido, sem capacidade de se articular no congresso e só aprendeu a entrar com mandato para fazer oposição.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Cidadão Brasileiro

              20/01/2021 11:14:22

              O efeito colateral da propaganda desmedida da HCQ, q é uma óbvia jogada política de Bolsonaro, é fazer as pessoas incautas sentirem-se enganosamente seguras, assumirem que as medidas sanitárias, as máscaras e as restrições são desnecessárias, vez que elas seriam “artimanhas dos comunistas q querem tirar nossa liberdade”. O resultado desse comportamento negacionista irresponsável se vê em Manaus: muita gente adoecendo ao mesmo tempo rapidamente causa picos na demanda de infraestrutura e materiais de saúde, numa matemática inexorável q leva a mais mortes. O papa francês da HCQ a renegou no tratamento da covid. Hang está hospitalizado por falta de HCQ? Quem difunde mentiras tem sangue nas mãos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • L

                Luiz

                20/01/2021 12:43:02

                Uma ova, deixa de ser delinquente intelectual/moral, prezado. O tratamento precoce e a prevenção tem salvado vidas. Só um serzinho abjeto e desumano não entende isso ou por ideologia, por ser contra o "Bozo" ou por mimis mesmo. Milhares de médicos recomendam. São tão bobinhos, né? Ponha na cabeça, valente, os medicamentos prescritos são só MAIS UMA FERRAMENTA no combate ao corona. Entendeu ou vai ter que desenhar? Capisce? Ah sim, diz aí baixinho: tá fazendo uso da ivermectina. Seguro morreu de velho, hein?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • I

                IvoHM

                20/01/2021 12:35:30

                Cidadão Chinês: Fica brabinho com o apelido revelador, paga de anticomunista, mas de novo vem com o acuse-os do que faz. Acaba de admitir que a resistência ao tratamento precoce é política mas, prudente e sofisticado como só, evita referir-se ao presidente como "bozo".

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • A

                Antonio

                20/01/2021 11:35:44

                Ha quem pense que quem tem sangue nas mãos são os detratores do tratamento precoce - e os "genocidas" seriam os mais ferrenhos detratores.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • J

              João Dias Filho

              20/01/2021 11:09:04

              Se não faz efeito os medicamentos porque tanto medo do medicamento,algo estranho no pais dos ignorantes é melhor morrer do que tomar o medicamento não faz sentido. Abre o olho povão.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • I

                IvoHM

                20/01/2021 12:31:20

                É inacreditável a que ponto chegou a politização dessa pandemia. Acredito que em qualquer faculdade de medicina do mundo seja ensinado aos alunos que o objetivo número 1 do médico é salvar a vida do seu paciente. Em face a uma doença nova, desconhecida, todas as armas disponíveis devem ser utilizadas. Até o momento, as armas que se revelaram mais eficazes foram hidroxicloroquina, ivermectina, zinco e azitromicina, remédios há décadas disponíveis no mercado, vendidos sem prescrição médica e com baixíssimos efeitos colaterais. Resolvem 100%? Não, mas evitam 30% dos óbitos. Ótimo! Já é alguma coisa. Melhor que nada. É, mas o "bozo" é que vai levar a fama. Canaglice.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • A

                  Adriano

                  20/01/2021 12:34:16

                  Endosso as palavras: É inacreditável a que ponto chegou a politização dessa pandemia.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • S

                Sr. Walker

                20/01/2021 11:08:41

                Causa horror ver esse psicopata genocida alardeando o uso de medicamento inócuo para tratamento da Covid-19. Fosse ele um morador de rua, um participante de algum reality show, ainda passaria. Acontece que o perturbado está presidindo o país. Tem que ser levado à justiça, primeiro argumento: prática ilegal da Medicina. Ainda que ele não entenda o que está fazendo. Advogados irão alegar insanidade mental, que não deve ser aceita em nenhum tribunal um pouco mais sério.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Antonio

                  20/01/2021 10:55:24

                  É um desserviço ao país. Vindo do PSOL, não se pode esperar outra coisa. É uma questão científica polêmica, como todas, mas que se polemizou mais porque a política a envenenou. Assim como há cientistas e médicos que são contra o tratamento precoce, que é uma realidade na prática, há outros tantos que são a favor. E o MS fez a coisa certa: quem decide é o médico - como fez este mês o NIH nos EUA. O STF não pode fazer outra coisa a não ser negar essa pretensão política, arrogante e prejudicial à Saúde do PSOL.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CELSO

                    20/01/2021 10:48:41

                    O PSOL será o partido que mais vai fazer frente ao governo nestes próximos 2 anos, isso é tática para ficar na mídia e lançar Boulos a presidente em 2022. Se o governo por acaso fizer algo bom, eles vão ao STF, se fizer ruim, irão ao STF, o que importa é estar em evidência

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Fabio

                      20/01/2021 10:44:08

                      Partindo do Psol é o que podíamos esperar, e nas mãos desse ministro ai o perigo é real e imediato . Que pena ! Ser brasileiro, branco, hetero e pagador de impostos não está fácil.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Robert Yo

                        20/01/2021 9:57:50

                        A ANVISA durante o evento que aprovou o uso das vacinas do Butantan e da Fiocruz no último domingo manifestou a inutilidade destes medicamentos no tratamento precoce. O PSOL e/ou qualquer partido político e/ou outras entidades civis que representam a população brasileira tem todo o direito e devem pedir que alguns integrantes do governo não incentivem o uso da cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina, como tratamento precoce. Por que os adeptos destes medicamentos não incentivam o uso do própolis que também ainda não tem eficiência comprovada no tratamento precoce. Mas, pelo menos, sabe-se que o própolis tem eficiência contra alguns sintomas de crises respiratórias?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Erik França da Silva

                          20/01/2021 9:46:47

                          Psol... “ socialismo e liberdade”... não precisa falar mais nada porém reitero, são o lixo da política

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            P.Stank

                            20/01/2021 4:35:24

                            Se as pessoas morrerem, estará tudo bem, pelo simples fato de que serão assassinatos do bem!!! Se é PSOL, que mal tem? Meu Deus, a que ponto chegamos de loucura!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • G

                              GUILHERME LINDROTH

                              20/01/2021 3:28:57

                              Bem, se o STF atender, então é REALMENTE O fim... Aí só resta o que?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • .

                                .

                                20/01/2021 2:40:54

                                PSOL E DEMAIS VERTENTES RADICAIS DE ESQUERDA, OS VERDADEIROS GENOCIDAS!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marlon Nadal

                                  20/01/2021 1:20:00

                                  Essa quadrilha satânica sempre querendo prejudicar o povo! É o braço político do Primeiro Comando da Capital (PCC).

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • Y

                                    Yuri

                                    20/01/2021 1:05:46

                                    Piçol o partido de pirocas defendendo o lixo de sempre.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eleide Santana Oliveira

                                      20/01/2021 1:00:59

                                      O PSOL, partido das pautas sem sentido, cujo único objetivo é transformar a sociedade num caos generalizado, vem agora surfar" na dor e morte de brasileiros, negando um remédio barato e eficaz. Eu digo eficaz, porque usei o protocolo no início do primeiros sintomas e me curei. Bem como, milhares de pessoas. O PSOL, corrupto ,como o PT, quer ganhar dinheiro com vacinas, seja como for e não importa que as pessoas morram. A crise em Manaus nao lhes causa compaixão, solidariedade e sim, um meio para um fim: Desestabilizar o governo e trazer capital. Esses Partidos de esquerda não engana ninguém. Quem já foi curado com HIDROXICLOQUINA,A, IVERMECTINA,sabe o que estou falando.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        RPM

                                        20/01/2021 10:36:06

                                        Leide, excelente texto. Parabéns.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.