• Carregando...

A distribuição das presidências de comissões que couberam aos petistas na Câmara azedou o humor de boa parte da bancada. As vagas de Virgílio Guimarães (MG), Jilmar Tatto (SP) e Cândido Vaccarezza (SP), obreiros da campanha vitoriosa de Arlindgo Chinaglia, estavam garantidas desde a eleição do colega. Alijado da liderança e dos postos mais cobiçados, o grupo que se contrapõe ao Campo Majoritário – ala do partido que mantém o controle sobre as decisões internas da direção – transformou em questão de vida ou morte a indicação de José Eduardo Cardozo (SP) para presidir o Conselho de Ética. "Estamos em campanha aberta", diz Paulo Pimenta (RS). Lideranças do Campo, porém, avisam: não vai rolar.

***

Truco – "Estou vendendo o gás a U$ 8", gabou-se Evo Morales para Lula em telefonema trocado na terça-feira, véspera da visita do presidente boliviano ao Brasil. "Então venda", respondeu, em tom seco, o petista. O Brasil paga à Bolívia pouco mais de US$ 4 por milhão do BTU (unidade de energia), contra U$ 5 desembolsados pela Argentina. Fazer o quê? – Fernando Haddad disse a amigos estar convencido de que será substituído por Marta Suplicy no Ministério da Educação. Estrela 1 – Petistas de diferentes tendências avaliam que cresceu a cotação do deputado Carlos Wilson (PT-PE) para o ministério. Os postos mais mencionados para o ex-presidente da Infraero são a coordenação política ou Turismo, caso Walfrido dos Mares Guia mude de lugar. Estrela 2 – Carlos Wilson participou de reuniões recentes com Lula e o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) no Planalto, para tratar da conciliação da base aliada, abalada pela disputa na Câmara. Agora, viajou para a Europa na tentativa de evitar ser "queimado" pelas especulações pré-reforma. Dúvida – Lula disse a aliados que ainda não sabe quem nomear para a pasta da coordenação política. Pessoas próximas ao presidente acham que Jorge Viana acabará numa estatal, já que o PT do Acre está com o Meio Ambiente e a vice-presidência do Senado.

Gelo – Luiz Henrique (PMDB) pediu ao presidente do seu partido, Michel Temer, que o reaproxime de Lula. O governador catarinense vem tomando chá de cadeira dos ministérios. Espera há um mês ser recebido por Guido Mantega (Fazenda).

Torniquete – Com promessas de controle dos diretórios estaduais e de apoio em eleições futuras, o PFL tenta evitar sangria maior na Câmara. Dos atuais 61 deputados, espera ficar com algo como 55. Como antes – José Carlos Aleluia (BA) e Rodrigo Maia (RJ) tiveram conversa a portas fechadas na noite de terça, mas não chegaram a acordo para evitar uma disputa pela presidência do PFL. Oficial – O presidente da Assembléia paulista, Rodrigo Garcia (PFL), comunicou a José Serra que não disputará a reeleição. Vaz de Lima (PSDB), apoiado pelo governador, será candidato único. Resgate – Paulo Varela sobreviveu ao rapa nos apadrinhados por Geraldo Alckmin em São Paulo. Deixou a presidência da Prodesp, mas manterá assento na direção do órgão a pedido do secretário de Gestão, Sidney Beraldo. Ele é o bom – O prefeito de Umuarama (PR), Luiz Renato, reformou seu primeiro escalão e deixou apenas um homem entre os seis secretários. Seu nome é Olindo.

TIROTEIO

* Do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) sobre a reaquisição, decidida por José Serra, do avião usado pelos governadores paulistas. A aeronave havia sido vendida a pedido de Geraldo Alckmin.

– Deu pane no vôo neoliberal dos tucanos: reestatizaram o AeroAlckmin sem consultá-lo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]