• Carregando...
Apesar da chuva, 4,5 mil pessoas conferiram os pratos de 10 chefs renomados | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Apesar da chuva, 4,5 mil pessoas conferiram os pratos de 10 chefs renomados| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Cerca de 4,5 mil pessoas passaram pela terceira edição do Gastronomix, realizado ontem no pátio do Museu Oscar Niemeyer. Organizado pelo chef Celso Freire, do restaurante Zea Maïs, o evento funciona como uma feira livre da gastronomia e teve dez barraquinhas com chefs renomados, com pratos em tamanhos individuais vendidos de R$ 12 a R$ 15.

Com ajuda de auxiliares, os chefs prepararam entre 800 e 1,2 mil refeições cada um nos dois dias do Gastronomix. "É bacana ter esse contato mais direto com as pessoas. Os curitibanos foram bastante simpáticos", conta Ivo Faria, de Belo Horizonte (MG). O prato preparado por ele era o peixe com misto de mare de açafrão da terra.

Outro detalhe que Marcos Sodré (RJ) não deixou passar é o fato de que os curitibanos adoram pimenta. "Fiquei muito surpreso com isso, nem imaginava, trouxe um molho super picante que fez sucesso." Ele preparou um arroz frito com frango ao curry selvagem. Já Paulo Zanatta, do Don Max, de Curitiba, diz ter adorado a recepção da público, coisa que normalmente não vê quando está na cozinha. Até autógrafos ele deu.

Foi a convite de Zanatta que a administradora Patrícia Nogueira resolveu conferir o Gastronomix. "Além da comida e do ambiente legal, isso virou um ponto de encontro para os amigos", diz. Ela estava acompanhada da irmã, do noivo e de uma amiga. Aprovou o evento e pretende voltar.

Em cada uma das barraquinhas, uma placa indicava, em porcentagem, a quantidade de ingredientes orgânicos, regionais e de espécies que não estão em extinção usados nos pratos, além do desperdício nas receitas. Um dos preceitos do evento é a Gastronomia Responsável, movimento idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e que alia alimentação e conservação do meio ambiente. "Esse é um conceito que precisa ser praticado sempre, e ao contrário do que muita gente pensa, não tem a ver com dieta ou regime e sim com responsabilidade na hora de aproveitar os ingredientes", diz Celso Freire.

Chefs participantes

Além de Faria, Sodré e Zanatta, participaram Thomas Troisgros (RJ); Helena Rizzo (SP) e Mônica Rangel (RJ). De Curitiba, estiveram presentes os chefs Joy Perine, do Zea Maïs; Manu Buffara, do Restaurante Manu; Flávio Frenkel, do Anis Gastronomia, e Gilberto Prado, do Porcini Trattoria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]