• Carregando...

A partir de 2008, 10% das vagas ofertadas anualmente pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – cerca de 700 lugares em 54 cursos – vão ser reservadas a estudantes que passaram os três anos do ensino médio colocando seus conhecimentos à prova para ingressar na instituição. A universidade anunciou ontem o lançamento do Programa de Admissão Especial Seriada (Paes) e já iniciou as inscrições para alunos de 1.º e 2.º ano do ensino médio. No Paraná, pelo menos outras duas faculdades adotam o mesmo sistema: a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) faz o processo seletivo seriado há cinco anos e desde o ano passado, as Faculdades Curitiba reservam 30% das vagas para o mesmo sistema de ingresso.

"Ganha a universidade, que fica mais sintonizada com o ensino de nível médio, e ganha o estudante, que fica mais tranqüilo por não ter de fazer a prova em uma só etapa e ter chance de recuperar a nota no ano seguinte", avalia o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto. Para o reitor, o aluno que teme o o vestibular tende a ficar menos traumatizado ao fazer a prova em etapas. A escolha por participar do Paes não impede que o aluno faça o vestibular convencional, após o término do ensino médio.

Pelo processo seriado, o estudante faz provas no fim de cada ano do ensino médio, referentes ao conteúdo estudado naquele ano. Este ano, podem se inscrever alunos de 1.º e 2.º ano do ensino médio (os últimos terão de fazer duas provas). Os primeiros testes acontecem no dia 28 de outubro. De acordo com o diretor de atenção ao estudante da PUCPR, Sérgio De Angelis, no primeiro ano do Paes a prova tende a ser semelhante a que é aplicada atualmente pela instituição. "A médio e longo prazo o contato com as escolas deve criar um padrão de programa de provas, hoje nem todas seguem o mesmo currículo", prevê.

"É uma maneira de ver como é a prova, evitar o nervosismo de fazer o vestibular de todo o conteúdo de uma só vez e ainda testar se o método de estudo que eu estou usando está dando certo", acredita a estudante do 1º ano do ensino médio Maria Eduarda Romanó, de 15 anos, quetem planos de fazer vestibular para Direito. O diretor do pré-vestibular Expoente, Renaldo Franque, segue a mesma opinião. "Participar deste tipo de seleção é uma boa opção para o aluno sentir o que é uma prova de vestibular, qual o estilo e clima do exame. Se ele faz apenas no final do terceiro ano, quando já está na disputa de verdade, o desempenho ruim implica em reprovação e repetir novamente todo o processo, ele não tem a chance de recuperação", diz. No Dom Bosco, de acordo com a assessoria de imprensa do colégio, a seleção seriada é vista apenas como uma alternativa a mais para o vestibular, ficando a cargo do aluno se ela é vantajosa ou não. No Positivo, ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Continuidade

O reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, afirma que o processo seriado pode vir a tornar a instituição uma continuidade natural de estudo para escolas que seguem a mesma filosofia de trabalho que a universidade. "É o caso, por exemplo, dos colégios maristas", diz ele. Representantes da universidade devem visitar cerca de 140 escolas particulares e públicas do Paraná e Santa Catarina para divulgar o processo e formar parcerias, que prevêem discussões sobre o conteúdo programático das provas, cursos para professores e orientação vocacional para os alunos. A expectativa é de que cerca de 2,5 mil alunos participem do Paes.

Serviço: Paes (Processo de Admissão Especial Seriada) – PUCPR: informações e inscrições pelo www.pucpr.br/paes. Até 6 de outubro. R$ 30.

PSS (Processo Seletivo Seriado) – Faculdades Curitiba: informações pelo www.faculdadescuritiba.br ou pelo (41) 3213-8770. Até 22 de outubro. R$ 30.

PSS UEPG: informações e inscrições www.uepg.br/pss. Até 18 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]