• Carregando...
"Acho ruim quando as pessoas tentam limitar a filha do famoso. Sou uma pessoa normal."Lurian Cordeiro da Silva, filha do presidente Lula e mãe de duas crianças | Roberto Scola
"Acho ruim quando as pessoas tentam limitar a filha do famoso. Sou uma pessoa normal."Lurian Cordeiro da Silva, filha do presidente Lula e mãe de duas crianças| Foto: Roberto Scola
  • Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7 anos, na cerimônia de posse do pai
  • Indústria americana lança boneca em homenagem às filhas do presidente

As filhas do presidente norte-americano Barack Obama – Sasha, de 7 anos, e Malia, de 10 – têm sido foco de grande interesse da imprensa mundial. Uma multidão de repórteres as seguiu em seu primeiro dia de aula, e os meios de comunicação publicaram detalhes sobre o que elas vestiram no dia da posse. Mal se mudaram para a Casa Branca, as filhas do homem mais poderoso do mundo já viraram nome de bonecas. A Ty Inc., uma conhecida fabricante de brinquedos dos Estados Unidos, lançou duas bonecas com os nomes "Sweet Sasha" (Doce Sasha) e "Marvelous Malia" (Maravilhosa Malia).

As filhas de Obama não são as primeiras a serem transformadas em souvenirs pelos americanos. A filha do ex-presidente John F. Kennedy (1961-1963), Caroline Kennedy, também foi homenageada com papéis de carta. Isso significa que Sasha e Malia terão de se acostumar com paparazzis, fofoqueiros de plantão, caçadores de escândalos e oportunistas. Ser filha do presidente ou de qualquer outra pessoa famosa significa assédio da imprensa, novos amigos e mudanças na rotina pessoal.

Foi assim com Lurian Cordeiro da Silva, 34 anos, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a ex-namorada Miriam Cordeiro. Em menor escala, ela conhece o que Sasha e Malia vão passar nos próximos anos. "Eu sempre fui muito visada, desrespeitada, desde o tempo do Collor de Mello (que venceu Lula na eleição presidencial de 1989)", conta.

O último assédio da imprensa foi para obter informações sobre os gastos feitos por um segurança com cartão corporativo. "O fato de ter segurança é um direito constitucional da família do presidente. Isso não pode ser motivo para receber acusação", diz. Aliás, três seguranças acompanharam de perto a sessão de fotos dela para esta reportagem.

Na política

Há nove anos em Santa Catarina, Lurian vive na cidade de São José, na região metropolitana de Florianópolis, bem longe do Palácio do Planalto (DF). Mas segue os passos de Lula na política. Ela é a secretária municipal de Ação Social desde o início do ano. "Tenho muito orgulho do meu pai, mas gostaria de ser lembrada pelo meu trabalho. Acho ruim quando as pessoas tentam limitar a filha do famoso. Sou uma pessoa normal."

Apesar de ser filha do presidente, ela diz que a sua vida continua sendo comum. "Tenho dois filhos, a Maria Beatriz, 13 anos, e o João Gabriel, 4 anos. A menina é assediada porque é mais velha, mas a gente orienta e diz que um dia isso vai acabar. O meu filho não sente tanto. Ele vê o pai (Lula) na televisão e diz: é o meu avô, não é presidente, né. Ele ainda tem essa percepção."

Segundo Lurian, seus filhos estudam numa escola normal, como todo mundo faz, participam de tudo o que tem na escola, mas mantêm o anonimato sempre que é possível.

Já na época em que cursou a faculdade de jornalismo, em São Bernardo do Campo (SP), ela conta que era muito requisitada para fazer trabalhos sobre movimentos sociais. "Todo mundo queria me colocar nos grupos sobre o MST (Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra). Achavam que eu sabia tudo sobre o assunto."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]