• Carregando...

Quatro pessoas foram presas até esta quarta-feira como resultado da operação de combate ao contrabando e descaminho, coordenada pela Receita Federal em Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná. Contando com o apoio do Exército brasileiro, a operação reforçou o efetivo que fiscaliza automóveis, caminhões e ônibus que passam pela praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu e na comunidade de Guanabara, próxima a Santa Terezinha do Itaipu.

No balanço parcial, divulgado pela Receita Federal desde o dia 16 de outubro, foram vistoriados 17.959 veículos. Quarenta e um deles foram retidos, lacrados e encaminhados para a Delegacia da RF em Foz do Iguaçu. Os agentes fizeram trabalhos de deslacração para contabilizar os valores das mercadorias apreendidas, mas os números ainda não foram divulgados.

Além dos veículos, 916 "volumes" com mercadorias contrabandeadas também foram lacradas e enviadas para o depósito da RF. Entre elas, os servidores encontraram quatro caixas de munição. Entre os presos, duas pessoas foram detidas por porte de drogas (crack), uma por porte ilegal de arma e outra por contrabando e descaminho. As outras pessoas pegas transportando mercadorias assinam termos circunstanciados e ficam à disposição da Justiça.

A operação, que conta ainda com o apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vem refletindo de forma positiva no combate ao contrabando. Segundo a RF, verificou-se uma queda significativa no fluxo de veículos na rodovia, assim como no movimento da Ponte Internacional da Amizade. Cerca de 40 servidores da Receita Federal, 130 soldados do Exército e vários policiais compõem o efetivo da operação.

Primeira operação

A primeira força-tarefa de combate ao contrabando foi realizada entre os dias 11 e 23 de setembro. Segundo o balanço final, 130 veículos foram apreendidos. Somando-se os veículos com as mercadorias avulsas apreendidas chega-se ao valor de R$ 1.928.806,90.

Aumento nas apreensões

A Receita Federal de Foz do Iguaçu está fechando o cerco contra o contrabando que entra diariamente no país pela Ponte da Amizade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]