• Carregando...
Segundo boletim do IAP foi divulgado nesta sexta-feira (28) | Walter Alves - Agência de Notícias Gazeta do Povo
Segundo boletim do IAP foi divulgado nesta sexta-feira (28)| Foto: Walter Alves - Agência de Notícias Gazeta do Povo

O resultado do segundo boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostra que oito pontos do litoral paranaense estão impróprios para banho. Quatro deles estão em praias e quatro em rios da região. O Instituto não recomenda o banho em 1,6 mil metros dos 90 km da orla paranaense.

Os pontos impróprios ficam nas praias de Encantadas, na Ilha do Mel (a 250 m à direita do trapiche); nos balneários Shangri-lá (perto da Avenida de Paranaguá) e Ipanema (perto da Rua Pará) ambos em Pontal do Paraná; e na Ponta da Pita, em Antonina.

Já os rios impróprios são o Rio do Nunes (próximo à Ponte PR-340), em Antonina; o Rio Nhundiaquara (Porto de Cima e Largo Lamenha Lins) e o Rio Marumbi (perto da Ponte Estrada Anhaia), ambos em Morretes.

Os locais estão marcados com bandeiras de sinalização. As de cor verde indicam lugares próprios para banho. Já as vermelhas sinalizam pontos impróprios – 100 m a direita e a esquerda da bandeira.

Os boletins

O IAP divulga boletins de balneabilidade todas as sextas-feiras. Em relação ao primeiro, divulgado na semana passada, foram acrescidos os pontos dos rios de Morretes e Antonina. Os outros já constavam do primeiro boletim. Os demais locais estão próprios para banho.

O principal indicador levado em conta para analisar a qualidade da água salgada é a presença de enterococos. Já na água doce a análise é feita pelo grau de incidência de uma bactéria que está presente no sistema digestivo de seres humanos e animais de sangue quente, chamada Escherichia coli. Quanto maior o número dessas bactérias na água, maior a chance de haver micro-organismos causadores de doenças.

Confira no mapa as condições de balneabilidade das praias paranaenses

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]