Quatro presos fugiram da carceragem da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DRFV), em Curitiba, na manhã deste sábado (9). Até às 16h40, nenhum deles havia sido recapturado.

CARREGANDO :)

De acordo com policiais da unidade, no momento da ocorrência, estavam no local policial civis de plantão e policiais militares, mas as equipes perceberam o plano apenas quando ele já havia sido executado. Os internos teriam serrado as grades da cela e do pátio e utilizaram uma corda com lençóis, mais conhecida como Tereza, para pular o muro de quatro metros que separa a delegacia da rua.

Segundo a Polícia Civil, a fuga ocorreu por volta das 5 horas deste sábado. Na cela onde estavam os fugitivos, havia oito presos – mas os outros quatro não tentaram fugir. De acordo com policiais que trabalham no local, os internos cerraram duas grades -- uma que dá acesso ao corredor das celas e outro que os leva ao pátio da unidade, na Vila Izabel.

Publicidade

Ainda de acordo com a equipe da DFRV, o alarme soou quando os presos já estavam no pátio e não foi possível detê-los. Policiais afirmam que presos receberam ajuda externa para auxiliar na fuga.

Anderson Lourenço Lima de Andrade, 26, Rone Peterson Gomes, 34, Erickson Luiz da Silva de Oliveira, 24, e Ivan Lima, 30, respondem por latrocínio e são considerados foragidos. Equipes da própria DFRV e também da Polícia Militar realizam buscas na cidade.

Situação carcerária

A unidade mantém atualmente 120 presos, mas tem capacidade para apenas 28. A carceragem da Vila Izabel está interditada desde que o Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado Paraná (Sinclapol) iniciou uma campanha contra a guarda de presos em delegacias e não tem permitido visitas e nem a entrada de sacolas com mantimentos levadas por familiares. Além disso, apenas os presos envolvidos em furtos e roubos de carros têm dado entrada no local e não são mais aceitos detentos oriundos de transferências de outras unidades.