• Carregando...
Os termômetros caíram em média 13°C com o ingresso de uma massa de ar frio | Daniel Castelhano/Gazeta do Povo
Os termômetros caíram em média 13°C com o ingresso de uma massa de ar frio| Foto: Daniel Castelhano/Gazeta do Povo

A primavera começou há duas semanas com promessa de temperaturas altas. O que se viu, porém, nos últimos dias, principalmente da região Leste do estado, foi tempo típico de inverno. Entre terça-feira (7) e esta quarta-feira (8) uma queda brusca de temperatura pegou de surpresa os moradores de Curitiba e região. Os termômetros caíram em média 13°C com o ingresso de uma massa de ar frio.

Quem saiu de casa logo cedo teve de se agasalhar bem para enfrentar mínima de 11°C. O meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, explica que a sensação térmica foi de mais frio pela intensidade do vento. A previsão é de que as temperaturas caiam ainda mais até o final da noite. A entrada de umidade do Oceano deixou o céu encoberto desde a região dos Campos Gerais até as praias. Na capital a temperatura máxima não ultrapassou 15°C, registrada no início da tarde.

A temperatura mais baixa do estado, nesta quarta-feira, foi registrada em Palmas, na região Sul. Os moradores da cidade enfrentaram mínimas de 8,4°C. Já no Oeste e Noroeste do estado o dia, apesar do predomínio de nuvens, teve temperaturas típicas de verão. A máxima chegou a 30°C em Palotina.

O meteorologista lembra que a primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão e por isso são esperadas variações de temperatura. Só a partir da segunda quinzena de outubro, explica Braun, quando aumenta o número de horas de Sol que incidem no planeta em relação ao inverno, é que algumas mudanças deverão ser sentidas. "Teremos aumento do calor e veremos as flores começarem a desabrochar. Características muito associadas à primavera", explica o meteorologista.

Próximos dias

As condições do tempo não sofrem grandes mudanças na quinta-feira (9). Segundo o meteorologista ainda haverá o predomínio dos casacos em Curitiba e região. O céu permanece nublado em praticamente todo estado, com Sol aparecendo rapidamente em algumas regiões. A temperatura varia entre 8ºC e 20ºC na capital. Em Foz do Iguaçu, no Oeste, a previsão é mínima de 13ºC e máxima de 30ºC.

O tempo abre na sexta-feira (10) e a temperatura sobe um pouco no Leste, máximas de 22°C e 24°C em Curitiba e nas praias. A instabilidade, porém, não permanece por muito tempo. Já no sábado uma massa de ar atinge o Paraná vinda do Paraguai.

O encontro desta massa com o calor pode provocar temporais nas regiões Oeste, Sudoeste e no Centro do estado. Esta área de instabilidade deve atingir a região de Curitiba entre o sábado (11) e o domingo (12) provocando chuvas fortes e trovoadas.

Sul e Sudeste

Além do Paraná, a quarta-feira teve cara de inverno nos demais estados do Sul e grande parte do Sudeste do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas mais baixas foram registradas em Bagé (RS) e Cambará do Sul (RS). Nas duas cidades, os termômetros marcaram 1,5ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]