• Carregando...

O número de denúncias de violência contra crianças e adolescentes em Curitiba aumentou 143% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 233 notificações nos três últimos meses contra 96 em 2005, segundo o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes (Nucria), da Polícia Civil. No total, 653 ocorrências contra menores de idade foram registradas no ano passado. As informações são da repórter Patrícia Künzel, da Gazeta do Povo.

"Se houve aumento na quantidade de crimes, provavelmente foi muito pequeno. O que aconteceu foi que mais denúncias foram feitas e mais encaminhamentos nos foram passados por outros órgãos de atendimento a crianças e adolescentes", explica a delegada do Nucria, Ana Cláudia Machado.

A delegacia especializada começou a funcionar em outubro de 2004. O que aparece nas estatísticas do núcleo, diz Ana Cláudia, é apenas uma pequena amostra da realidade. "A estimativa é de que, para cada denúncia de violência contra criança, 20 casos deixam de ser informados", afirma a delegada, citando um estudo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Leia a reportagem na íntegra sobre a violência contra a criança e suas consequências no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]