• Carregando...
Mark Korir (centro) cravou o novo recorde da prova | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Mark Korir (centro) cravou o novo recorde da prova| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Os quenianos deram show e venceram ontem a 7.ª Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu, realizada em pleno cartão-postal da cidade, o Parque Nacional do Iguaçu. Mark Korir, 25 anos, e Nancy Jepkosgei Kipron, 34 anos, conquistaram o topo do pódio nas categorias masculino e feminino. Entre os brasileiros, Giovani Santos, 32 anos, terceiro lugar, e Roselaine de Souza Silva, 32 anos, em sexto, foram os atletas melhores posicionados.

Cerca de 2,7 mil corredores, 400 a mais em relação à edição do ano passado, participaram da prova, incluindo 50 atletas da elite. Entre os amadores não faltaram pais correndo com bebês no carrinho; a força de vontade da paranaense Marinalva de Almeida, uma atleta amputada, e frases de confiança na largada. "Dá licença que vou alcançar um queniano", afirmou um corredor. No meio deles estava também o ex-jogador de vôlei e hoje apresentador Tande. Na largada, por volta das 9 horas, o atleta filmava o trajeto com uma câmera.

Esportistas da terceira idade e cadeirantes também tiveram vez na prova, cujo trajeto de 21 quilômetros incluiu a vista privilegiada das Cataratas do Iguaçu. Amigas, Jussara Roma, 57 anos, e Wani Carneiro, 62 anos, vieram de Uberlândia (MG) para participar da corrida e gostaram do que viram. "O cenário é lindo, ajuda muito. E o cheiro da mata é muito bom", disse Jussara.

O vencedor na categoria masculina, Mark Korir, completou a maratona em 1h01min21s (novo recorde da prova), enquanto a queniana Nancy Kipron em 1h11min40s. O brasileiro Giovani Santos, que fez o percurso em 1h01min40s, ficou satisfeito porque conseguiu baixar o tempo do ano anterior. "Fiz o melhor e disputei de igual para igual com os quenianos", afirmou.

Atração

O chefe do Parque Na­cional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, disse que o evento alia o esporte à natureza e atrai turistas para Foz do Iguaçu nesta época, considerada de baixa temporada. "Os atletas vêm com a família, se hospedam nos hotéis e visitam os atrativos", diz. Conforme os organizadores, a prova atraiu cerca de 5 mil pessoas à cidade.

Realizada pela concessionária Cataratas S.A, a meia maratona foi uma promoção da RPC TV com apoio da Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal e Correios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]