• Carregando...

Cerca de 1,1 milhões pessoas de Curitiba e região metropolitana não tiveram a água racionada nesta semana ainda por conta da chuva que caiu na última sexta-feira - 46 milímetros de chuva que encheram as barragens e possibilitou que a Sanepar suspendesse, desde sábado, o rodízio no abastecimento. Os "beneficiados" são os moradores dos bairros enquadrados nos grupos 2, 3, 4 e 5.

Nesta terça-feira a companhia, assim como fez na segunda-feira, manteve o racionamento suspenso - pelo menos até a manhã de quarta-feira. Cerca de 352 mil pessoas do Grupo 5, que teriam a água cortada nesta terça-feira, não sofrerão o corte.

A Sanepar divulgou na manhã desta terça-feria a prorrogação da suspensão do racionamento e informou que os técnicos farão nova avaliação na manhã de quarta-feira. A partir desta análise, será possível retomar ou não o rodízio.

Consumo aumentou

Nesta terça-feira, segundo dados da empresa, a vazão da bacia incremental está em 16 centímetros, volume suficiente para abastecer toda a população por pelo menos um dia. Apesar do volume disponível, a Sanepar chama a atenção para o consumo dos usuários, que desde o dia da interrupção, no sábado, vem aumentando.

Na sexta-feira (1º de setembro) – último dia de rodízio antes da suspensão temporária – o consumo foi de 346 milhões de litros de água para 407 milhões no sábado e 408 milhões no domingo. Nesta segunda-feira o consumo saltou ainda mais: para 411 milhões. A média usual antes da campanha de economia de água feita pela Sanepar a partir de 20 de junho, era de 480 milhões de litros diários.

Em entrevista para a Gazeta do Povo, edição desta terça-feira, o gerente da Sanepar para Curitiba e região metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, consideru o aumento no consumo nos dias sem racionamento relativamente normal. Gerardi argumenta que com o abastecimento normalizado, as pessoas aproveitam para pôr em dia atividades que não estavam fazendo por causa do racionamento, como lavar o carro, por exemplo.

Mesmo assim, a população deve se manter atenta para evitar desperdício. "O racionamento não depende exclusivamente da chuva. Quanto maior o consumo de água, por mais tempo o rodízio terá de ser mantido", explica Gerardi.

Obras

Cerca de 20 mil pessoas de Curitiba ficarão sem água nesta quarta-feira por conta da interligação de redes do sistema Passaúna (área fora do rodízio do racionamento). O serviço vai das 14 às 19 horas e já estava previsto antes do período de estiagem. Ficarão sem abastecimento neste horário os bairros CIC, Caiuá, Diademas I e II, Moradias Sabará, Morro do Juramento e Vila Conquista, em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]