• Carregando...

Paranaguá – Neste fim de semana, o Porto de Paranaguá teve uma situação inédita e rara na comunidade marítima do mundo. Pela primeira vez nos 71 anos de existência, o porto recebeu um navio que tem uma mulher como capitã. Trata-se da alemã Seeda Katharina Fink, de 30 anos, responsável pelo Aliança Mauá, da empresa Hambürg Sud. Seeda comanda uma embarcação de 273 metros de comprimento e que é considerada um dos maiores e mais modernos navios que atracam no porto paranaense. A tripulação é formada por dez oficiais e 14 marinheiros – todos homens. Formada na escola de Marinha Mercante, da Alemanha, de onde saiu como oficial de náutica, a comandante galgou todos os postos até chegar ao comando.

Capitã é coisa rara na marinha. Profissionais do setor dizem que as mulheres não chegam a 5% das tripulações – numa estimativa otimista. Chegar ao cargo de Seeda, então, é uma minoria dentro da minoria. "No Brasil, há uma mulher no posto de comando de um navio da Petrobrás. Em Paranaguá, este é o primeiro que chega com uma mulher no comando", diz o prático Augusto César Moniz de Aragão, que trabalha há oito anos na Marinha Mercante e tem outros 26 anos de experiência na Marinha de Guerra. Ele é presidente da Paranaguá Pilots, que presta auxílio às manobras de entrada e saída do Canal da Galheta.

Seeda foi promovida recentemente. Ela é a primeira capitã da Hamburg Süd, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, onde trabalha desde 2001. "Nunca sofri discriminação pela empresa, mas os colegas ficavam de olho em mim. Quando provei que era capaz, os problemas acabaram", diz ela. O navio chegou a Paranaguá na sexta e partiu para Buenos Aires no sábado.

O Aliança Mauá atraca mensalmente em Paranaguá. Até o mês passado, Seeda estava embarcada em outro navio de propriedade da empresa, trabalhando como como imediata (primeira oficial). O navio sob seu comando é chamado full container (próprio para transporte marítimo de contêineres). A embarcação faz a rota Europa-Costa Leste da América do Sul.

Sensibilidade feminina

De acordo com a jovem capitã, alguns dos seus comandados preferem falar com ela (do que com os colegas homens) sobre assuntos familiares e namoradas, por exemplo . "Há um clima de amizade entre toda a equipe, principalmente porque vivemos juntos, por um bom tempo, num certo tipo de confinamento."

Números

5.500 contêineres é a capacidade de carga do navio Aliança Mauá.

5% da tripulação é formada por mulheres, numa estimativa de profissionais do setor.

273 metros de comprimento tem o navio comandado por Seeda Fink.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]