• Carregando...
Delegacia de São José dos Pinhais: revolta controlada após duas horas e meia | Daniel Dereveki/Gazeta do Povo
Delegacia de São José dos Pinhais: revolta controlada após duas horas e meia| Foto: Daniel Dereveki/Gazeta do Povo

Um detento morreu e outro ficou ferido em rebelião ocorrida ontem na delegacia de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A revolta começou no fim da manhã e foi controlada por volta das 15 horas, após negociação dos presos com a juíza Luciane de Paula, da 1º Vara Criminal de São José dos Pinhais, e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os dois carcereiros feitos reféns foram libertados sem ferimentos.

Uma fuga de quatro presos deu início à rebelião quando uma dupla de carcereiros foi rendida quando serviam o almoço, por volta das 11h30. Investigadores que estava no plantão dispararam três tiros para o alto para conter a fuga dos outros presos.

Uma equipe da PM entregava criminosos presos em flagrante quando o motim se iniciou. A coincidência fez com que três dos quatro fugitivos fossem recapturados nas imediações da delegacia. Rodrigo Silvério Proença, de 22 anos, levou um tiro na perna e foi medicado no Hospital São José, onde está fora de perigo. Júlio César de Freitas, 18, morreu com um ferimento provocado por arma de fogo a caminho do Hospital Cajuru, em Curitiba. Alisson Augusto da Silva, de 21 anos, se entregou e foi reconduzido à carceragem. Apenas Elton Ricardo Salvador, 21, está foragido.

O advogado Dirceu Précoma, vice-presidente da OAB de São José dos Pinhais, disse que a delegacia, com vagas para 36 presos, está com 120. Entre os presos, com idade média de 22 anos, 10 já foram condeandos e aguardam vaga em um presídio do estado. Précoma afirma que os dados foram requisitados no dia 29 de outubro, mas só ontem foram entregues. A Comissão de Direitos Humanos da OAB do Paraná disse, por meio de assessoria de imprensa, que a cadeia deve ser vistoriada na manhã de hoje.

Após as mais de três horas de negociações, os policiais fizeram uma revista nos presos e nas celas. Segundo o delegado Osmar Dechiche, foi encontrado um telefone celular introduzido no ânus de um dos detentos. Ele foi levado para o hospital, onde deve passar por procedimentos cirúrgicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]