• Carregando...

O Governo do Paraná recebeu, na tarde desta segunda-feira (8), representantes dos oitenta municípios paranaenses em situação de emergência após as chuvas fortes do mês de junho. Na reunião, a Defesa Civil passou às prefeituras instruções sobre a elaboração de planos de trabalho, que vão permitir às cidades obter recursos do governo federal para reconstrução. No total, o governo do estado calcula em R$ 200 milhões o valor para a recuperação dos estragos provocados pelas chuvas.

Segundo o boletim da Defesa Civil do Paraná, divulgado no final da tarde desta segunda-feira, 121 municípios foram atingidos, mas o estado de emergência segue restrito aos oitenta em situação mais crítica.

Até o momento, foram contabilizadas 165.704 pessoas afetadas. No total, 13.939 habitantes ficaram desalojados, e 1.852 seguem desabrigados. Os abrigos públicos, segundo o boletim, estão com 707 pessoas. Duas mortes foram registradas. Para receber os repasses da União, os municípios devem encaminhar seus documentos ao governo em até 90 dias a partir da declaração do estado de emergência. Para 59 cidades, este prazo começou a correr no último dia 28. Para as 21 prefeituras restantes, o início da contagem é a última quarta-feira (3).

Municípios mais afetados

De acordo com o boletim atualizado, 29 municípios têm pessoas desabrigadas, dos quais seis (Curitiba, Dois Vizinhos, Laranjeiras do Sul, Querência do Norte, São José dos Pinhais e Telêmaco Borba) têm 100 pessoas ou mais nesta condição. As maiores prioridades das cidades atingidas, segundo a Defesa Civil, são a reparação de estradas, de pontes, e a construção de novas moradias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]