• Carregando...

São Paulo (das agências) – A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, está entre os 21 monumentos que concorrem para fazer parte das novas Sete Maravilhas do Mundo. Entre os monumentos selecionados estão o Coliseu de Roma, a Muralha da China, as ruínas das cidade antiga de Petra na Jordânia e as pedras de Stonehenge, na Grã-Bretanha.

A lista foi anunciada pela New 7 Wonders Foundation, organização privada com sede na Suíça. A ONG foi criada em 2001 pelo suíço Bernard Weber com a missão de preservar o patrimônio cultural da humanidade.

Destruição

Os sete monumentos mais votados serão anunciados em 1.º de janeiro de 2007. O elenco dos concorrentes ainda inclui outras construções mais recentes como a Torre Eiffel de Paris, a estátua da Liberdade em Nova Iorque e a Casa de Ópera de Sidney.

As Sete Maravilhas antigas foram selecionadas pelo filósofo grego Philon de Bizâncio em 200 a.C.. Todas elas ficavam em lugares próximos ao Mar Mediterrâneo. A única das Sete Maravilhas originais que ainda continua de pé é a Pirâmide de Gizé, no Egito – que está na lista nova.

Para constarem na lista, as "maravilhas" tinham que ser feitas pelo homem, concluídas até o ano 2000 e se encontrar num estado "aceitável" de conservação. Parte do dinheiro arrecadado com a votação será utilizado na reconstrução de monumentos, como as estátuas gigantes dos Budas de Bamiyan, destruídas pelo Taleban, no Afeganistão em 2001.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]